Não cabem PT, PSDB, DEM e PTB no mesmo barco para 2018
O senador Armando Monteiro reuniu ontem parte significativa dos integrantes da oposição ao governador Paulo Câmara para a confraternização de final de ano. No movimento pessoas de diferentes partidos estiveram presentes, dentre elas o senador Humberto Costa e o ministro da Educação Mendonça Filho, e Armando usou o evento para defender uma unidade em torno de um projeto para 2018.
O cerne da questão é que é impensável que Mendonça, Humberto, Bruno Araújo, João Paulo, Priscila Krause, Daniel Coelho, Teresa Leitão, Silvio Costa e outras lideranças possam compor um mesmo palanque. Também é impensável que Mendonça e Bruno deixem a Frente Popular para serem “liderados” de Armando Monteiro e tentarem o Senado. Para isso é melhor ficar no guarda-chuva do PSB que tem cargos no governo para abrigar aliados até 2018.
Armando por sua vez só tem condições de encabeçar uma chapa sendo aliado do PT, mas como o partido está moribundo em todo o Brasil e principalmente em Pernambuco, seria um abraço de afogados, onde o próprio Armando correria sérios riscos de ficar sem mandato caso dispute novamente o Palácio do Campo das Princesas.
Já o PT não tem outro caminho senão se juntar a Armando, a Paulo ou lançar candidato próprio exclusivamente para perder a eleição e demarcar espaço. Mas para isso é fundamental que Armando fique distante de Bruno Araújo e Mendonça Filho, no caso de aliança com Paulo idem, pois não há espaço para tantas lideranças antagônicas num mesmo palanque. Pernambuco tem tradição de campos políticos muito bem definidos, o único a quebrar esta foi Eduardo Campos, que juntou quase todo mundo num mesmo barco, mas para isso ele chegou a um nível de quase unanimidade no estado.
Apesar disso, ficou evidente no evento a importância de Armando Monteiro para a engenharia de 2018 e ele mostrou ser um político capaz de circular perto de todas as crenças políticas em nosso estado, pois pelo menos num ato festivo ele foi capaz de unir do PT ao PSDB.
Álvaro Porto – O deputado estadual Álvaro Porto (PSD) em resposta à nossa coluna negou que tenha cargos no governo Paulo Câmara, afirmando que sua postura de independência em relação ao Palácio do Campo das Princesas se deu porque o governador não está atendendo às expectativas das suas bases eleitorais e por isso ele tem feito constantes críticas na tribuna da Casa Joaquim Nabuco.
É federal – Em resposta à coluna a respeito dos rumores de que estaria preparando uma volta para a Assembleia Legislativa de Pernambuco em 2018, o deputado federal João Fernando Coutinho (PSB) negou que estivesse pensando em sair de Brasília, onde ele é coordenador da bancada pernambucana e já conseguiu R$ 5 milhões em emendas parlamentares. João Fernando diz que vai para a reeleição e que esses boatos são intriga da oposição.
Trânsito – Um dos nomes que deverão deixar o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) é o atual Gestor de Fiscalização Laurent Licari que poderá ser anunciado com Secretário Executivo de Trânsito e Transportes da prefeitura de Jaboatão dos Guararapes na gestão do prefeito eleito Anderson Ferreira (PR).
Câmara – Com a decisão do TSE de indeferir a candidatura de Romero Sales (PTB), o mais votado para prefeito de Ipojuca, e realizar novas eleições, a Câmara Municipal terá que eleger no próximo dia primeiro de janeiro não apenas o presidente da Câmara, mas ele também será o prefeito provisório do município até a nova disputa. O eleito não só comandará a cidade como poderá ser candidato a prefeito na eleição suplementar.
RÁPIDAS
Conversa – Na tarde de ontem, o vereador eleito de Caruaru Daniel Finizola (PT) se encontrou com o senador Humberto Costa. Na ocasião os dois dialogaram sobre desenvolvimento regional (Agreste) e falaram sobre a importância do fortalecimento do Partido dos Trabalhadores em Caruaru.
Campus – O ministro da Educação, Mendonça Filho, recebeu o deputado federal Severino Ninho (PSB) para discutir a construção de um campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) nos limites de Goiana com Igarassu, na Região Metropolitana do Recife, A conversa realizada a pedido do socialista, que idealizou o projeto, aconteceu ontem e entusiasmou Mendonça, que vai agora marcar uma reunião com o reitor da UFPE para discutir a ideia.
Inocente quer saber – O prefeito Geraldo Julio terá mesmo suas contas de campanha rejeitadas?
Lamborghini customization diz
I never thought about it this way before. Thanks for opening my eyes.