Prefeito eleito de Cedro, Antonio Leite (PR) ainda pode ser impedido de assumir o comando da prefeitura pela Justiça Eleitoral ou até mesmo ser afastado caso esteja no exercício de seu mandato. O republicano, que teve mais de 4 mil de votos, é alvo de uma ação de investigação judicial que pede a cassação do registro de sua candidatura nesta eleição sob suspeita por abuso de poder econômico. O processo nº 0000150-08.2016.6.17.0076 está tramitando na 76º Zona Eleitoral da Comarca de Serrita (PE), também no Sertão Central.
Caso seja derrotado, uma nova eleição municipal seria convocada. A ação é movida pela coligação adversária, Cedro Com a Força do Povo. Em casos como esse, provas são colhidas durante a tramitação do processo.
De acordo com o TSE, o abuso de poder econômico se configura quando ocorre doação de bens ou de vantagens a eleitores de forma que essa ação possa desequilibrar a disputa eleitoral e influenciar no resultado das eleições. É a utilização de benefício eleitoral do candidato, de recursos patrimoniais em excesso.
Uma audiência está marcada para o dia 02 de dezembro, às 10h, onde serão ouvidas as partes. Para que fique comprovado o abuso de poder, a Coligação Cedro Com a Força do Povo está munida de provas concretas e indiscutíveis sobre os fatos denunciados como abusivos.
Nossa reportagem não teve acesso aos documentos. O Portal Cedro tentou entrar em contato com o prefeito eleito, mas não conseguiu contato.
Deixe um comentário