Assim como fizemos para a Câmara Municipal do Recife, escolhemos vinte e cinco cidades das 184 que Pernambuco tem para fazer uma análise sobre o eventual resultado do próximo domingo. Levamos em consideração algumas pesquisas de opinião, pleitos anteriores, expectativa de crescimento dos candidatos, etc. Apenas Recife, Jaboatão dos Guararapes e Olinda poderiam ter segundo turno porque têm mais de 200 mil eleitores, as demais disputas acabam já neste domingo. Vejam abaixo:
RECIFE
A capital pernambucana deverá ter um segundo turno entre o candidato Geraldo Julio (PSB) e o candidato Daniel Coelho (PSDB). Assim como em 2000, quando houve segundo turno, as pesquisas apontam dois candidatos próximos dos trinta e vinte porcento de intenções de votos, além dos nanicos, o que deve consolidar a segunda etapa.
OLINDA
A Marim dos Caetés tende a ter um segundo turno entre o atual prefeito Renildo Calheiros (PCd0B) e a candidata Izabel Urquiza (PMDB). As pesquisas apontaram que houve uma reviravolta e o que parecia ser um passeio para o comunista se tornou uma dificuldade descomunal. Ir para o segundo turno já é uma situação complexa para Renildo.
JABOATÃO DOS GUARARAPES
Na disputa pela prefeitura de Jaboatão dos Guararapes o prefeito Elias Gomes (PSDB) deverá ser reeleito no primeiro turno, porém, diferentemente do que muitos imaginam, o prefeito vencerá com uma margem um pouco menor.
CABO DE SANTO AGOSTINHO
No Cabo de Santo Agostinho existe uma disputa muito acirrada entre o candidato Betinho Gomes (PSDB) e o candidato Vado da Farmácia (PSB). O socialista conta com o apoio do prefeito Lula Cabral que faz uma boa gestão e deve ter papel fundamental na vitória de Vado da Farmácia. O resultado tende a ser muito apertado, mas a vitória de Vado é mais factível que a de Betinho.
IPOJUCA
Em Ipojuca há uma disputa entre o prefeito Pedro Serafim e o governador Eduardo Campos, o prefeito apóia a candidatura de Romero Sales (PMDB), enquanto o governador apóia a candidatura do deputado Carlos Santana (PSDB). A força do prefeito tende a prevalecer e o vencedor deve ser Romero Sales.
PAULISTA
Na cidade de Paulista o vereador Júnior Matuto (PSB) conta com o apoio de Eduardo Campos e do prefeito Yves Ribeiro, enfrenta o deputado Sérgio Leite (PT). A vitória de Júnior Matuto é a esperada por uma boa margem de votos porque não tem rejeição e conta com o apoio de uma ampla frente política.
MORENO
A cidade de Moreno, apesar de pequena, tem um resultado importante para a conjuntura política em Pernambuco, lá disputam Dilsinho (PSB), Vavá Rufino (PSDB) e Alfredo Costa (PCdoB). O socialista é o favorito a vencer por ser jovem, ser da cozinha do governador e construiu esta candidatura de forma inteligente. Dilsinho deve ser o próximo prefeito de Moreno.
GRAVATÁ
Em Gravatá há uma disputa entre Bruno Martiniano (PTB) e Joaquim Neto (PSDB). O petebista bateu na trave várias vezes que disputou, mas dessa vez é o favorito nas pesquisas e tende a ser o próximo prefeito daquela cidade que tem um papel importante na geografia política, econômica e turística do estad0.
CARUARU
Em Caruaru o prefeito Zé Queiroz (PDT) enfrenta a ex-deputada Miriam Lacerda (DEM). Como faz uma gestão bem-avaliada o pedetista tende a ser reeleito. Além disso conta com os apoios dos governos estadual e federal. Zé Queiroz provavelmente não terá a mesma votação de 2008, mas ganhará com uma boa vantagem.
SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE
Na capital da Sulanca há um verdadeiro clássico entre o deputado Edson Vieira (PSDB) e o deputado José Augusto Maia (PTB). O prefeito é Toinho do Pará que é do grupo de Maia, o que deve influenciar negativamente para o petebista. Apesar de ser uma disputa bastante acirrada onde o detalhe prevalecerá, a nossa aposta é na candidatura de Edson Vieira que deve ser o próximo prefeito daquela cidade.
BEZERROS
Em Bezerros Severino Otávio, o Branquinho (PSB), disputa a eleição contra Dr. Carlinhos (PCd0B) e Bete de Dael (PR). O socialista conta com o aval do governador Eduardo Campos e tende a ser o próximo prefeito daquela cidade. Branquinho é a nossa aposta para a disputa de Bezerros.
SÃO CAETANO
Em São Caetano há uma disputa entre seis candidatos, mas os principais são Esmeralda (PSD) e Dr. Neves (PTB). O vencedor deverá ser Dr. Neves que conta com o apoio do governador Eduardo Campos e do senador Armando Monteiro.
GARANHUNS
Em Garanhuns há uma disputa entre o deputado Izaias Regis (PTB) e o ex-prefeito de Caetés Zé da Luz (PHS), onde o petebista deverá ser o vitorioso por contar com o apoio do ex-prefeito Silvino Duarte, do governador Eduardo Campos e do senador Armando Monteiro.
AFOGADOS DA INGAZEIRA
Na princesa do Pajeú haverá uma disputa acirrada entre Giza Simões (PSDB) e José Patriota (PSB). O socialista conta com o apoio do atual prefeito Totonho Valadares e do governador Eduardo Campos, enquanto a tucana já foi prefeita da cidade e goza de muito prestígio junto ao povo. A nossa aposta é na vitória de José Patriota que foi Secretário de Articulação Regional do governo de Pernambuco.
SERRA TALHADA
Um dos grandes clássicos da eleição deste ano é a disputa entre o candidato Luciano Duque (PT) e o deputado Sebastião Oliveira (PR) pela prefeitura de Serra Talhada. O petista conta com o apoio do prefeito Carlos Evandro, enquanto o republicano conta com o apoio do governador Eduardo Campos e do deputado Inocêncio Oliveira. Apesar de ser uma disputa muito complexa, a nossa aposta é em Sebastião Oliveira que foi secretário dos transportes no primeiro governo Eduardo.
BELO JARDIM
Naquela cidade também há uma disputa diferenciada porque envolve membros da mesma família. De um lado Andréa Mendonça (DEM) e do outro João Mendonça (PSD) que são primos. João já foi prefeito de Belo Jardim por dois mandatos e foi candidato a deputado estadual na eleição passada. Andréa nunca disputou eleições, é apoiada pelo seu irmão e deputado Mendonça Filho e pelo prefeito Marco Coca-Cola. João conta com o apoio de Eduardo Campos. O prefeito de Belo Jardim deve ser João Mendonça.
SALGUEIRO
Em Salgueiro há uma disputa bastante acirrada entre o atual prefeito Marcones Sá (PSB) e Alvinho Patriota (PV). É uma cidade importante do sertão por conta do desenvolvimento econômico gerado naquela região. O prefeito tende a ser reeleito.
ARCOVERDE
Em Arcoverde o prefeito Zeca Cavalcanti (PTB) faz uma boa gestão, foi eleito e reeleito e agora apresentou a candidatura de Madalena Brito (PTB), o adversário dela é Israel Guerra (PCdoB). Madalena deve ser a próxima prefeita de Arcoverde com grande votação.
GOIANA
A cidade de Goiana passou a ter uma maior importância a nível político em Pernambuco por conta do desenvolvimento econômico daquela região com a fábrica da Fiat. Lá existem três candidatos, são eles: Fred Gadelha (PTB), Menezes (PRTB) e Carlinhos (PDT). Apoiado pelo governador Eduardo Campos e pelo senador Armando Monteiro, Fred Gadelha é o favorito na disputa que pretende ser acirrada.
PETROLINA
Está em Petrolina uma das eleições mais importantes do estado de Pernambuco, porque ali existem dois aspirantes a cargos majoritários em 2014, são eles: Júlio Lóssio (PMDB) e Fernando Bezerra Coelho (PSB), atual prefeito e ministro, respectivamente. Existem três candidatos: Júlio Lóssio (PMDB), Fernando Filho (PSB) e Odacy Amorim (PT). O prefeito Júlio Lóssio é o favorito por fazer uma boa gestão, bem como pelo fato de a oposição ter lançado duas candidaturas. Como lá não tem segundo turno, Lóssio deverá ser reeleito.
CAMARAGIBE
Em Camaragibe existem três candidaturas, são elas: Demóstenes Meira (PSB), Jorge Alexandre (PSDB) e Nadegi Queiroz (PT). A disputa também é acirrada entre o PSDB e o PSB, mas tende a ser vitorioso o candidato tucano que tem feito uma campanha muito consistente naquela cidade.
SÃO LOURENÇO
Na cidade da Copa existe mais uma disputa entre PSB e PSDB, o atual prefeito Ettore Labanca (PSB) disputa a reeleição contra Jairo Pereira (PSDB). Existem mais quatro candidaturas, dentre elas a do Negão Abençoado (PMN). Naquela cidade o prefeito Ettore Labanca deverá ser reeleito porque conta com o irrestrito apoio do governador Eduardo Campos.
ARARIPINA
No sertão do Araripe existe uma disputa entre três candidaturas, são elas: Socorro Pimentel (PSL), Dr. Cacio (PRP) e Alexandre Arraes (PSB). Naquela cidade houve um problema com o atual prefeito Lula Sampaio (PTB) que precisou de um interventor. Alexandre Arraes deverá sair vitorioso.
FLORESTA
Em Floresta há uma disputa entre os Novaes e os Ferraz, para não fugir da regra. Disputam Cacá Ferraz (PDT) e Rorró Maniçoba (PSB) atual prefeita. Naquela cidade a socialista deverá ser reeleita por ter o irrestrito apoio do governador Eduardo Campos.
LIMOEIRO
Ricardo Teobaldo (PSDB) é o atual prefeito daquela cidade, seu maior adversário é Joãozinho (PSB). Lá o tucano deverá vencer com uma vitória acachapante. Uma vez reeleito, Teobaldo se prepara para ser candidato a deputado federal em 2014.
Como é? diz
Ô, seu síndico ex-secretário da juventude DEMoníaca: quantas vezes veio a Araripina para fazer essa análise?
Esqueci: Tens amigos “Arraes” aqui!
Aécio Oberdam diz
Edmar, Qual o seu prognóstico para Carpina, Vitória de Santo Antão, Palmares, Surubim, Timbaúba, Abreu e Lima e Igarassu?
Felipe Gol diz
Eu comungo da sua opinião na maioria dos municípios, apenas em Serra Talhada e Camaragibe que acho que Luciano Duque e Meira, respectivamente, estão com mais chances, mas serão eleições com disputas voto a voto.
Incremento ainda resultados em outras cidades da RMR.
Igarassu deve ficar com Mario Ricardo, Itamaracá deve ser reeleito o Rubinho do PT, em Abreu e Lima o Prefeito Flávio fará o sucessor, pastor Marcos e em Itapissuma, Cal Volia do PSDB, deve ser reeleito.