A incontestável liderança de Raquel Lyra
Raquel Lyra começou sua vida pública como delegada federal, depois assumiu o cargo de Procuradora do Estado de Pernambuco e em 2010 se elegeu deputada estadual com uma expressiva votação sendo reeleita em 2014 como a mulher mais votada da história de Pernambuco para o cargo de deputada estadual.
Em 2016 Raquel fez novamente história ao se eleger prefeita de Caruaru no último dia 30 derrotando um expressivo adversário e por uma margem significativa na cidade. Ela será a primeira mulher a governar a capital do Agreste, tendo apenas 37 anos. O horizonte de Raquel não é pequeno, pois ela já demonstrou competência por onde passou e sem dúvidas reúne as melhores condições para fazer uma gestão muito qualificada em Caruaru.
Fazendo um exercício de futurologia, é possível que Raquel fique oito anos na prefeitura se conseguir corresponder às expectativas, e naturalmente passa a ser a maior liderança política de Caruaru, não só pelo cargo como também pela possibilidade de alçar voos maiores. O resultado desta eleição é emblemático, pois comparando com mulheres da sua mesma faixa etária e até mesmo com demais detentoras de mandato eletivo, é possível afirmar que Raquel já é a política que tem chegado mais longe atualmente no estado, podendo pleitear futuramente cargos maiores, inclusive almejar ocupar o Palácio do Campo das Princesas no horizonte dos próximos vinte anos.
O fato é que Raquel Lyra teve um resultado expressivo e definitivamente não faltará empenho da parte dela para que consiga fazer mais história ainda em Caruaru e principalmente na política pernambucana porque competência e tempo para pensar em voos maiores não faltam a herdeira política do ex-governador João Lyra Neto.
Negativo – O deputado estadual André Ferreira (PSC), irmão do prefeito eleito de Jaboatão dos Guararapes Anderson Ferreira (PR) negou que já estivessem escolhido os secretários da futura gestão conforme foi anunciado em alguns órgãos de imprensa. Anderson está tendo o cuidado de montar uma equipe qualificada que possa corresponder às expectativas dos mais de 170 mil eleitores que lhe concederam o voto bem como de toda a população do município.
Roberta Arraes – Prestes a assumir o mandato de deputada estadual na Casa Joaquim Nabuco, Roberta Arraes (PSB) esteve reunida com o presidente da Alepe deputado Guilherme Uchoa (PDT). Também participaram da reunião o prefeito de Araripina Alexandre Arraes e o empresário Humberto Arraes, filho do casal. Roberta obteve mais de 38 mil votos e será mais uma representante do sertão do Araripe na Alepe a partir de janeiro.
Anúncio – O prefeito eleito do Cabo de Santo Agostinho Lula Cabral (PSB) anunciou o jornalista Emerson Barros de 22 anos para a secretaria de Comunicação e Imprensa da cidade. O prefeito eleito dá uma forte demonstração da responsabilidade da futura gestão com a renovação da política e a valorização dos jovens do município.
Milton Coelho – Não é de hoje que o secretário de Administração do estado Milton Coelho dá declarações comprometedoras que colocam o governador Paulo Câmara em maus lençóis. Ontem ele afirmou que o estado ainda não tinha os R$ 2 bilhões para pagar a folha do 13º salário dos servidores, o que causou uma imensa repercussão no estado e mais uma vez deixa Paulo Câmara na defensiva.
RÁPIDAS
Afastamento – Pessoas ligadas aos ministros Mendonça Filho (Educação) e Bruno Araújo (Cidades) consideram irreversível o afastamento dos dois políticos do governador Paulo Câmara. Ficaram muitas mágoas com o episódio em que o governador pediu os cargos de Mendonça e de Bruno da sua gestão por causa das candidaturas próprias do DEM e do PSDB no Recife.
Silvio Costa – A declaração do deputado federal Silvio Costa (PTdoB) de que só apoiaria a candidatura de Armando Monteiro (PTB) a governador não passa de jogo de cena. O maior objetivo de Silvio é derrotar o PSB e fará de tudo para que isso aconteça, inclusive apoiar Bruno Araújo (PSDB) para governador.
Inocente quer saber – Qual será a próxima acusação de Antônio Campos contra o Palácio do Campo das Princesas?
William Pontes diz
Para um fraco governo e um governador inocuo precisa acusação?