Com 61,30% dos votos válidos, o prefeito reeleito do Recife, Geraldo Julio (PSB), é o primeiro postulante da história a receber mais de meio milhão de votos na capital pernambucana. Neste domingo (30), Geraldo recebeu 528.335 votos para comandar a prefeitura por mais quatro anos, consolidando os avanços iniciados em 2013, quando foi escolhido prefeito pela primeira vez. Geraldo e o vice-prefeito Luciano Siqueira (PCdoB) foram eleitos pela coligação Frente Popular do Recife, formada por 20 partidos.
Após o resultado do pleito, Geraldo concedeu entrevista coletiva num hotel em Boa Viagem. O gestor agradeceu a confiança da população recifense e destacou a responsabilidade de governar o Recife por mais quatro anos. “Nós tivemos a humildade de mostrar os problemas que o Recife tem. Quero agradecer a Josuel, de Três Carneiros, a Carol, do Coque, a Fagner, do Ibura. Quero agradecer a todos que nos ajudaram a mostrar a vida real. Não sinto nesse momento, mesmo tomado de alegria, não sinto que a gente recebe essa vitória como premiação pelo que foi feito. A gente, agora, tem uma responsabilidade muito maior. Essas pessoas querem que a gente trabalhe ainda mais. E vamos trabalhar ainda mais”, declarou o prefeito, que estava acompanhado da primeira-dama Cristina Mello.
O prefeito destacou ainda o papel da militância, que desde o primeiro dia de campanha tomou as ruas da cidade para defender os avanços da gestão socialista, dos aliados da Frente Popular e reforçou o compromisso de governar para toda população do Recife. “As pessoas têm direto de fazer a sua escolha. A partir do momento em que as urnas são abertas, a vontade da urna passa a ser de toda a cidade. Por isso agradeço a todos os recifenses”, declarou. Geraldo ainda lembrou os líderes que guiaram a Frente Popular, citando Miguel Arraes e Eduardo Campos, que, segundo o prefeito, vai continuar inspirando as ações em prol do povo mais necessitado. O gestor ainda fez uma homenagem a Camilo Simões, ex-secretário de Turismo e um dos coordenadores da campanha socialista.
Presente no anúncio da vitória, o governador Paulo Câmara (PSB) destacou a importância da vitória de Geraldo Julio para a Frente Popular e reafirmou o compromisso de firmar parcerias com o gestor com o intuito de promover ainda mais avanços na cidade. “O povo soube acompanhar sua trajetória e o que Geraldo fez nesses quatro anos de governo. Desde o momento que Geraldo iniciou esse caminho ele só fez crescer e conseguiu ampliar o conjunto para ter agora uma vitória consagradora, inquestionável, a maior vitória que um prefeito do Recife já teve. Quero concluir desejando boa sorte. Tive e tenho a honra de ser governador com Geraldo. A gente vai fazer muito por Pernambuco e por Recife. Nosso grande líder Eduardo está feliz por sua vitória”, discursou Paulo Câmara.
Para o vice-prefeito reeleito Luciano Siqueira, a vitória da chapa representa o reconhecimento da população da capital pernambucana por tudo que foi feito no Recife nos últimos três anos e dez meses. “Além de um prefeito aprovado, emerge um líder, com uma marca que tem importância, que é a capacidade de unir diferentes e governar nas dificuldades”, ressaltou Luciano. O presidente estadual do PSB, Sileno Guedes, também destacou o peso que a vitória de Geraldo Julio representa para o Partido Socialista Brasileiro. “Geraldo deu ao PSB a maior vitória dada a um prefeito do Recife nos últimos tempos”, frisou.
Após a coletiva, Geraldo Julio seguiu para a festa da vitória, na Avenida Rio Branco, no Recife Antigo, onde milhares de pessoas aguardavam o prefeito reeleito. O governador Paulo Câmara, o vice-prefeito Luciano Siqueira, João Campos (secretário de Organização do PSB), a primeira-dama Cristina Mello e a ex-primeira-dama Renata Campos também participaram do ato, que contou ainda com a presença de vereadores e deputados da Frente Popular.
Deixe um comentário