Candidato à reeleição no Recife, o prefeito Geraldo Julio (PSB) se manteve na liderança na segunda pesquisa de intenções de voto do segundo turno realizada pelo Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau, em parceria com o Jornal do Commercio e com o Portal Leia Já. O socialista tem 61% das intenções de votos válidos, sem contabilizar aqueles que querem votar brancos e nulos, um pequeno aumento dentro da margem de erro de 3,5 pontos percentuais em relação aos 60,2% da semana passada. O ex-prefeito João Paulo (PT) manteve os 39% do levantamento anterior.
“Essa regularidade a favor do prefeito ocorre desde a segunda pesquisa IPMN/JC ainda no primeiro turno”, lembrou o cientista político Adriano Oliveira, professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em entrevista ao Jornal do Commercio. “Esses dados devem se repetir nas próximas pesquisas. Há uma expectativa que o prefeito vença com uma diferença de 200 mil votos. A diferença final dos votos pode ser até maior”, previu Oliveira.
O cientista político reforçou que o petista não deve reverter o quadro nas urnas. “Devido à estabilidade das pesquisas uma virada de João Paulo seria o imponderável do imponderável”, disse ao JC.
Intenções de votos
O levantamento da expectativa de votos válidos é feita de acordo com a pesquisa estimulada. Nela, os dois candidatos também mantiveram os resultados da semana passada, com uma queda para ambos dentro da margem de erro. Geraldo Julio agora aparece com 49% das intenções de votos, caindo em relação aos 50,9% da pesquisa anterior. João Paulo tinha 33,6% e agora ficou com 31%.
Por outro lado, as intenções de votos brancos e nulos aumentou de 11,9% para 14%. O número dos que não sabem ou não responderam também cresceu, passando de 3,7% para 5%.
Geraldo bate João Paulo em todas as faixas etárias, de renda e de educação. O petista vence, no entanto, entre os que têm nível de escolaridade da 4ª a 7ª série do ensino fundamental, em que aparece com 44% das intenções de votos e o seu adversário com 35%.
Daniel Coelho não aparece mais
Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados previamente os nomes dos candidatos, o deputado federal Daniel Coelho (PSDB), terceiro colocado no primeiro turno, não foi mais citado, como na pesquisa realizada há uma semana.
Geraldo Julio ficou com 49% das intenções de voto, uma leve queda em relação aos 49,5% do levantamento anterior. João Paulo agora tem 31% caindo em relação à última pesquisa, que o apontou com 32,5%.
Também cresceram os percentuais de entrevistados que afirmaram que vão votar branco ou nulo – de 12,5% para 14% – e dos que não sabem ou não responderam – de 5,4% para 6%.
O IPMN ouviu 816 eleitores do Recife nos dias 20 e 21 de outubro. O nível de confiança é estimado em 95% e a margem de erro é de 3,5 pontos percentuais. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral com o número PE-07679/2016.
Blog de Jamildo
Deixe um comentário