Pesquisas apontam vitória de Gerado Julio encaminhada
O Ibope divulgou ontem mais uma pesquisa sobre a disputa pelo segundo turno e novamente apontou expressiva vantagem do prefeito Geraldo Julio contra o ex-prefeito João Paulo. Faltando pouco mais de dez dias para a eleição, Geraldo atingiu 62% das intenções de votos válidos contra 38% do petista, o que configura uma vantagem de 24 pontos que dificilmente será revertida até o próximo dia 30.
Isso se dá pela enorme rejeição do PT, que puxou João Paulo pra baixo. No primeiro turno ele já havia alcançado um resultado muito aquém do esperado com menos de 24% dos votos válidos e só chegou ao segundo turno porque seus adversários tiveram um desempenho significativo a ponto de viabilizar uma segunda etapa, mas ele chegou em viés de queda e Geraldo em viés de alta.
João Paulo tem um discurso retrógrado, não reconhece os avanços da gestão atual e só quer falar de um passado que não está mais na pauta do recifense pois sua gestão terminou em 2008, portanto há oito anos e de lá pra cá muita coisa mudou tanto na cidade quanto na mentalidade do eleitor.
Caso as urnas confirmem o resultado, João Paulo estará amargando a sua terceira derrota majoritária consecutiva, pois foi candidato a vice-prefeito em 2012, a senador em 2014 e a prefeito em 2016, perdendo todas elas. Tudo leva a crer que se João Paulo tiver juízo se aposentará de disputas majoritárias a partir do próximo dia 30.
Declarações – Apesar de realizar uma campanha eleitoral muito vultuosa nas ruas de Jaboatão dos Guararapes, o deputado federal Anderson Ferreira (PR) declarou ao TSE que não teve nenhuma despesa e nenhuma receita. Os candidatos são obrigados a fazer declarações parciais das receitas e dos gastos durante a campanha, mas Anderson ainda não fez e pode ficar inelegível por causa disso.
Erick Lessa – Terceiro lugar na disputa para prefeito de Caruaru, o Delegado Erick Lessa (PR) atingiu 41.102 votos conseguindo um expressivo resultado mesmo sem chegar ao segundo turno disputado por Tony Gel e Raquel Lyra. Diante do satisfatório resultado, já existe um movimento em torno da candidatura do Delegado para deputado estadual em 2018. Se confirmar sua candidatura será um nome importante para discutir a Segurança Pública com propriedade na Alepe.
Obstrução – Após acusar os adversários de serem contrários a programas como Fies e Enem, o PT se juntou ao PCdoB, Rede Sustentabilidade e PSOL para obstruir a votação do PLN 08/2016 que destina R$ 1,1 bilhão para a educação. Esses partidos mostram cada vez mais que jogam no time do quanto pior melhor.
Mudança – Cada vez mais há um movimento no Recife com o objetivo de trocar o nome do Parque Dona Lindu que fica em Boa Viagem. Os defensores da mudança criticam a escolha da homenagem para uma mulher que não tinha nada a ver com a cidade, e ganhou força nos últimos tempos após o envolvimento de Lula, filho de Dona Lindu, em vários escândalos de corrupção.
RÁPIDAS
Cobrança – Alguns candidatos a vereador estão se mobilizando para solicitar ao TRE a não diplomação do vereador eleito Romero Albuquerque (PP) por ter abusado do uso de links patrocinados na campanha. Eles alegam que a multa de R$ 270 mil é desproporcional ao crime que ele cometeu e pode abrir um grave precedente para que novos candidatos abusem dos links patrocinados nas próximas eleiçōes com a certeza da impunidade.
Derrotado – O prefeito de Petrolina Julio Lóssio (PMDB) saiu desta eleição como um dos maiores derrotados da disputa em Pernambuco. Ele não soube dimensionar o seu tamanho e acho que seria maior do que realmente era. Com a sua arrogância peculiar terá que se contentar em 2018 com um mandato de deputado estadual se quiser continuar na vida pública.
Inocente quer saber – Por qual motivo Anderson Ferreira colocou Ricardo Valois na vice mesmo sabendo que ele tinha problemas com a justiça?
Danielle diz
O Recife sabe que o trabalho de Geraldo tem que continuar!!!
Dia 30 é Geraldo é 40????
#G40
Alfredo Golmann diz
Este Romero, fez isto de caso pensado.
A campanha dele para Dep. Estadual foi feita toda pela internet. Ele é especialista em Net. Está campanha, tbm foi feita da mesma forma. A primeira foi bancada pelo Dep. Fernando Monteiro,e foi feito no antigo escritório d Sérgio Guerra, que era alugado ao Deputado. Este Romero é cheio de bronca…..O TRE, tem que dar o exemplo é não Diplomar.
William Pontes diz
O Anderson Ferreira é um verdadeiro prodígio. Centenas de jovens nas ruas, dezenas de carros fazendo propaganda, material de campanha e não teve despesas. Só há uma palavra: milagre. Que coisa boa, não vamos pagar IPTU e as obras existirão na sua administração.
William Pontes diz
Oi, e porque diplomaram Fernando Monteiro.
ricardo dantas barreto diz
Quero informar que houve um erro de informação, na coluna do Blog de Edmar Lyra,a respeito das receitas e despesas do candidato a prefeito Anderson Ferreira. Basta acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral e constatar que tudo está muito bem informado e detalhado.
Natália diz
Isso ja esperávamos! No segundo turno so da 40! #tamojuntoGeraldo