A “maldição” da presidência da Câmara do Recife
Na história recente do Recife dois ex-presidentes da Câmara não conseguiram a reeleição nas urnas nas eleições seguintes, que foram Josenildo Sinésio em 2008 e Múcio Magalhães em 2012, Jurandir Liberal era presidente e conseguiu ser reeleito em 2012 mas quatro anos depois viria a perder a reeleição e o atual presidente Vicente André Gomes perdeu o mandato com apenas 6.205 votos ficando apenas na sexta suplência de uma chapa que elegeu onze vereadores.
Vicente buscou o cargo ainda em 2012 com a vitória de Geraldo Julio, obteve o apoio e emplacou mais um biênio em 2015 ficando até o final do ano como presidente. A justificativa que se dá a respeito disso é que uma vez presidente do poder legislativo, ele acaba ficando distante das bases e por isso acaba perdendo aderência popular, dos últimos quatro presidentes da Casa José Mariano só Jurandir Liberal contrariou a escrita, mas quatro anos após também perdeu a eleição para vereador com apenas 5.531 votos.
Uma vez no cargo, Vicente prometeu uma série de mudanças como a construção de uma nova sede que não se viabilizou, a realização de um concurso público que permitiu a entrada de apenas 40 servidores, e outras ações. A mais polêmica delas foi não conceder o aumento salarial dos vereadores, cuja quantia teria um impacto ínfimo nos recursos que são repassados à Casa através do duodécimo. Vicente quis utilizar isso de forma demagógica como se um vereador vivesse apenas com os R$ 15 mil de salário atuais ou os R$ 18 mil que seriam caso fosse aplicada uma regra que é utilizada há anos de que o salário do vereador corresponde a 75% do deputado estadual, que por sua vez corresponde a 75% do deputado federal, isso não pegou bem entre os pares nem perante a opinião pública.
Outra situação que pode ter ocorrido algum impacto no resultado final das urnas foi a prepotência do futuro ex-vereador, que se negava a atender demandas mínimas de pessoas que o procuravam. O resultado veio a galope. Vicente depois de muitos anos estará a partir de janeiro de 2017 sem mandato eletivo.
Aposentadoria – Sem mandato, Vicente André Gomes será obrigado a viver apenas da sua gorda aposentadoria de deputado federal e de médico da prefeitura do Recife, tendo que abdicar das benesses que o cargo de vereador e sobretudo o de presidente permitiam e ele chegava a afirmar que “trabalhava de graça” para o povo do Recife.
Anchieta Patriota – Considerado um dos melhores prefeitos de Pernambuco na época em que governava Carnaíba, Anchieta Patriota (PSB) voltou para o cargo com expressiva votação no último domingo. Com sua vitória acabou abrindo vaga de suplente de deputado estadual na Frente Popular para candidatos que tiveram menos votos que ele em 2014.
Genérico – Questionado sobre as semelhanças do segundo turno de 2016 com o de 2000 quando enfrentou e derrotou Roberto Magalhães para prefeito do Recife, João Paulo afirmou que o atual prefeito Geraldo Julio faz uma gestão mais fraca que Roberto fazia naquela época e o apelidou de genérico.
Diferenças – Naquela eleição de 2000 quando João Paulo foi ao segundo turno contra Roberto Magalhães ele obteve 35,62% dos votos válidos e recebeu o apoio integral de todos os candidatos que ficaram de fora do segundo turno. Nesta eleição João Paulo chegou em viés de queda, com 23,76% dos votos válidos e tanto o PSDB quanto o DEM declararam apoio a Geraldo Julio.
RÁPIDAS
Desempenho – Mesmo sem a presença de Eduardo Campos, o PSB segue hegemônico em Pernambuco após a abertura das urnas. Foram 69 prefeituras, onze a mais que em 2012 quando o partido sob o comando de Eduardo alcançou 58. Os socialistas ainda podem conquistar o Recife no segundo turno e atingir os setenta prefeitos no estado.
Raquel Lyra – A votação de Raquel Lyra (PSDB) no primeiro turno em Caruaru mostrou que para disputar uma prefeitura é preciso ter consistência política. Raquel se preparou a vida inteira para esse momento e protagonizará com Tony Gel (PMDB) uma bela disputa pela principal prefeitura do agreste.
Inocente quer saber – O prefeito de Jaboatão dos Guararapes Elias Gomes estaria vivendo um inferno astral?
William Pontes diz
Três notas que merecem um comentário pois não somos alienados: 1) o blogueiro sabe que o vereador do Recife tem várias gambiarras chamadas de auxílios, e tem um manancial para se apropriar de dinheiro que são as verbas de gabinete e os cargos. Os cargos nomeiam pessoas e ficam com parte dos salários. A ação é apartidaria; 2) Em 2000, obviamente, o DEM e o PMDB deram apoio a RM o mesmo apoio que recebe GJ.O diferecial para Vitória de JP foi o apoio de André Gomes; 3) Segundo as notícias pré -eleitoral o PSB estimava eleger mais de 100 prefeitos. Ao cabo e ao fim o PSB, PSDB e DEM foram os grandes perdedores das eleições em Pernambuco. Dê -me um motivo para que perceba o contrário.
GUSTAVO diz
Edmar, no caso de Caruaru, essa história de Tony Gel dizer que foi uma vitória ganhar no primeiro turno e conversa para boi dormir, nos bastidores eles estão correndo doido pois sabem que a votação obtida foi muito aquém do esperado, inclusive inferior a de sua esposa na eleição de 2012, e aqui em Caruaru existe duas torcidas uma a favor de tony gel e outra contra. Lessa e Jorge tem tiveram juntos 60.000 votos, no máximo Tony só consegue arrancar 20.000 desses votos, nesse caso RAQUEL LYRA SERÁ A PREFEITA DE CARUARU. PODE APOSTAR!!!!