João Paulo sem ânimo para a disputa
A campanha eleitoral nem bem começou e o ex-deputado João Paulo já sente o reflexo do desgaste do PT para a construção da sua candidatura a prefeito do Recife. Oscilando entre 23 e 27 pontos nas intenções de voto, o petista já se deu conta que bateu no teto da sua campanha e a tendência é cair daqui em diante por uma série de motivos, o primeiro deles é a rejeição do PT e o segundo é a falta de recursos para colocar o bloco na rua.
Quem tem conversado com o ex-prefeito nos últimos dias tem observado que ele não está animado com a candidatura, que a depender do contexto das urnas, poderá sepultar a sua trajetória política, inviabilizando-o para disputas majoritárias e colocando em risco, inclusive, uma eventual volta para a Câmara Federal em 2018. João Paulo enfrenta um prefeito que apesar de não estar bem-avaliado tem plenas condições de capitalizar politicamente e eleitoralmente os seus feitos ao longo da campanha, sobretudo por ter uma condição financeira infinitamente maior que a de João Paulo, e dois adversários que já mostraram em ocasiões passadas forte capacidade de “fazer muito” com poucos recursos, que são Priscila Krause e Daniel Coelho.
Os dois candidatos, que inclusive lideraram a tropa de oposição às gestões de João Paulo e João da Costa na Câmara Municipal, representam a novidade na disputa. Daniel é uma novidade amadurecida que desta vez tem melhores condições de disputa em relação a eleição passada pois já superou a barreira do desconhecimento total e Priscila tem se tornado “a candidata dos sonhos” de muita gente por sua brilhante atuação no parlamento e na oposição.
Se sustentar perante esses dois candidatos não é tarefa fácil, sobretudo pelo fato de que o prefeito Geraldo Julio deverá polarizar com João Paulo na periferia pelo chamado “voto de estrutura” e naturalmente desidratará o petista ao longo da campanha. João Paulo não corre o risco de repetir Cadoca e Mendonça Filho nas duas últimas eleiçōes que desidrataram a um dígito nas urnas, pois o eleitorado do PT ainda é bastante coeso, mas dificilmente esse eleitorado conseguirá colocar João no segundo turno, que se ficar num terceiro lugar poderá estar sepultando a sua vida pública.
Tracking – A equipe do prefeito de Jaboatão dos Guararapes Elias Gomes tem realizado trackings toda semana para medir a situação da disputa no município para a prefeitura em outubro. Na pesquisa que foi finalizada recentemente o candidato escolhido por Elias, Heraldo Selva, quando é associado ao tucano já aparece liderando a sondagem, sendo seguido pelo deputado Cleiton Collins.
Avaliação – No mesmo levantamento foi aferida a avaliação da gestão de Elias Gomes na cidade de Jaboatão dos Gurarapes, e foi apontado que quase 40% do eleitorado considera a gestão ótima ou boa, enquanto cerca de 25% considera ruim ou péssima. Num cenário como o atual, de desgaste total dos gestores, ter mais aprovação do que reprovação é um bom indicativo para uma gestão.
Camaragibe – O PTB de Camaragibe oficializou, na noite da segunda-feira, em seu comitê de campanha, no centro da cidade, os pré-candidatos a prefeito e vice-prefeita do município, Demóstenes Meira (PTB) e Dra Nadegi Queiroz (PSDC), respectivamente. O evento contou com a participação de militantes do PTB, PSDC, PT, PPS e PTN.
Convenção – O candidato do PSB a prefeito de Jaboatão dos Guararapes Heraldo Selva será oficializado ao lado da sua candidata à vice-prefeita Conceição Nascimento na próxima sexta-feira na quadra Reginaldo Montenegro em Jaboatão Centro. O ato contará com a presença do prefeito Elias Gomes e deverá ter a presença do governador Paulo Câmara.
RÁPIDAS
Quite – A prefeitura de Araripina, que é comandada pelo prefeito Alexandre Arraes (PSB), foi a primeira cidade do sertão do Araripe a liquidar todas as parcelas do Seguro Safra, a liquidação foi realizada ontem. O programa beneficia 7.200 agricultores cadastrados pela prefeitura.
PEN – O Partido Ecológico Nacional, comandado pelo vereador Davi Muniz, realiza hoje a sua convenção no Recife Praia Hotel para homologar os seus candidatos a vereador e oficializar o apoio à reeleição do prefeito Geraldo Julio. O ato acontece a partir das 11 horas da manhã e contará com várias lideranças da Frente Popular.
Inocente quer saber – Teremos algum político pernambucano alvejado pela operação Lava-Jato?
Fabyana Lyra diz
Muito pelo contrario , quem teve com Joao Paulo e tem acompanhado Joao Paulo nas ruas e nas comunidades observam e ate se espantam com a tamanha receptividade , tas a serviço
Mesmo de Daniel Coelho Edmar ?? Todos falam mas eu acreditava ainda na sua imparcialidade !!! Matéria vergonhosa !!!!
Andre Monteiro diz
Que matéria altamente provocativa !! João Paulo só tem crescido e vai crescer muito mais !!! Parece até uma matéria provocatica com interesses pessoais ( Daniel Coelho ) . Não estrague sua boa imagem Edmar , não vá no caminho de Magno Martins !!!
Marina Vasconcelos diz
Vai ser João Paulo de novo pelos braços do povo !!! Quer vcs queiram quer não . O Melhor Prefeito que Recife Já teve !!!!
Roberto leão diz
Edmar Lyra , você não entendi de política ? Ou está de brincadeira com seus eleitores , que materia sem realidade nenhuma !
Joao Belatmino diz
Mentira !! O Clima nas ruas é o melhor possivel , vá conversar com o povo Edmar , tire a bunda da cadeira . Recife vota 13 #JoaoMaisSilvio .
Fabio gouveia diz
A campanha de João Paulo a cada dia cresce mais , todos sabemos que ele já disparou na frente com mais de 32% , sendo que todos vocês estão comprados por esse povo do P$B e pela monarquia Campos , pelo que estamos vendo o Povo Vai Vencer esta mídia tendenciosa , que vergonha Edmar , vc é ainda um dos poucos que tem Crédito , não jogue isto fora !!! João Paulo será nosso prefeito , quando o povo quer ninguém tira !!! Seja parcial , realista e verdadeiro . Decepção !!!
Gustavo Coutinho diz
Matéria Tendenciosa !! Isto é o termômetro realmente que João Paulo disparou na frente das pesquisas e vocês não querem divulgar ????
William Pontes diz
Entendo, e quem conhece o blogueiro sabe, que a militância de quem se propõe escrever para público díspares deveria ser deixada ao largo, e fim de ter credibilidade e leitores. Isso posto, vamos a algumas consideracoes: essa eleição vai ser atipica; o resultado do golpe pode alavancar candidaturas que se opõe ao mesmo; não haverá financiamento de empresas, só PF e com limitacao; poderemos pelo porte da campanha quem está usando o famigerado caixa 2 -pai da corrupcao. Quanto aos políticos pernambucanos ja há citados na lavajato, e se, de fato, os empreiteiros foram honestos intelectualmente mas suas relações figuras coroadas virão, como post morrem ha duas.
Rafael Guimarães diz
Edmar Amigo sempre gostei de acompanhar seu blog, mas, infelizmente vejo que o que poucos pensavam na Imparcialidade você jogou para o ar, uma materia sem fundamentos, JOAO PAULO tem corrido o Recife e onde chega deixa rastros animadores e de esperança a cidade… depoimentos e pedidos de volta JOÃO são mais comuns do que os buracos nas ruas do Recife de nosso GJ!!!
Se liga amigo e não se venda por besteira… lembre que a imparcialidade é excencial para sua recente carreira como blogueiro politico.
Guilherme Octávio V. C. da silveira Jr. diz
A analise do blogueiro foi muito bem feita e realista os comentários são chororô de militância.
William Pontes diz
Olha, não sou adepto do JP, mas conversando nos jogos de futebol, ônibus ou metrô o meu desconfiometro ficou ligado quanto ao nome de HP. No Recife tem um sentimento forte anti-golpe, e se essas forças de unirem….