O prefeito Elias Gomes defendeu, nesta sexta-feira (29), uma mobilização da classe política do Estado junto ao Governo Federal, no sentido de cobrar mais celeridade ao processo de criação de novos cursos de Medicina já autorizados para implantação no país. Com parte de sua equipe de secretários e o vice-prefeito Heraldo Selva, Elias recebeu, em audiência, diretores da DeVry Brasil, mantenedora da Faculdade Boa Viagem (FBV), instituição selecionada para oferecer a graduação em Jaboatão dos Guararapes. A preocupação é que, havendo interrupções no processo, a instalação dos novos cursos possa demorar até 5 anos ou mais, aumentando a necessidade do país por profissionais da área.
Os Ministérios da Educação e Saúde já autorizaram a abertura de 2.290 novas vagas para alunos de medicina em instituições particulares de dez Estados. Em setembro de 2016, foram selecionados 39 municípios (todos com mais de 70 mil habitantes) que receberam autorização para criação de cursos de Medicina. De Pernambuco, apenas Jaboatão foi selecionado. Em setembro de 2015, a Prefeitura assinou Termo de Compromisso com o Ministério da Saúde para viabilizar a criação.
A DeVry Brasil foi a instituição ganhadora de seleção pública (coordenada pelo Ministério da Educação) em Jaboatão. Ocorre que uma liminar no Tribunal de Contas da União (TCU) estava impedindo o prosseguimento do processo em todos os 39 municípios. Na semana passada, contudo, o Tribunal de Contas da União, em decisão colegiada, analisou o edital de licitação para instauração dos novos cursos nos 39 municípios selecionados e aprovou o prosseguimento do certame. O edital encontra-se agora no Ministério da Educação, a quem cabe a homologação do resultado.
“Se não há nenhuma irregularidade no trâmite, é preciso que o processo tenha continuidade. É uma questão de necessidade, de carência. Nós sabemos da dificuldade que os municípios têm de contratar médicos”, defendeu Elias, que prometeu fazer gestões junto ao governador Paulo Câmara, ao ministro Mendonça Filho (Educação) e à bancada federal pernambucana, no sentido de reforçar o pleito.
PRÓXIMA ETAPA – O prefeito recebeu em seu gabinete, para tratar do tema, os diretores da DeVry Brasl Maurício Garcia (Vice-presidente nacional de Planejamento e Ensino), Mauricelia Bezerra Vidal Montenegro (Diretora Regional) e Hubert Basques Soares (Diretor Geral da FBV – Pernambuco). Os três informaram que, assim que o resultado do certame for homologado, a instituição, a Prefeitura e o Ministério da Educação assinarão um Termo de Compromisso para criação do curso em Jaboatão. Daí, a Faculdade Boa Viagem terá 18 meses para definir o local da nova faculdade, reformar (ou construir) o prédio e iniciar as formações.
Além do vice-prefeito Heraldo Selva, acompanharam o prefeito na audiência os secretários executivos Francisco Amorim (Educação), Gessyanne Paulino (Saúde) e os secretários Mirtes Cordeiro (Fazenda e Planejamento), Luiz Carlos Matos (Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade) e Fernando Silva (Desenvolvimento e Mobilização Social).
Deixe um comentário