O pré-candidato a prefeito de Olinda, Ricardo Costa (PMDB), se reuniu com diversos representantes da classe artística da cidade numa plenária sobre cultura, para discutir políticas específicas para o setor. O encontro ocorreu na tarde da sexta-feira (22), no Alto da Sé, área de concentração de manifestações culturais do município, com a presença de nomes como o patrimônio vivo do estado Maestro Duda, a artista plástica Zelita Rocha, o artesão e músico mestre Nado, Seronildo da Flor da Lira, o ceramista Tiago Amorim, entre outros. O público presente levou uma série de queixas se referindo à desvalorização da cultura e desgaste de equipamentos públicos para a área.
O encontro foi tomado por um sentimento de nostalgia pelas expressões populares da cidade. Os populares clamaram pela descentralização das festividades, o investimento no São João e no Natal, que perderam força com o decorrer dos anos, além do investimento permanente nos ritmos que caracterizam o carnaval pernambucano. Entre as ações sugeridas, Ricardo Costa considerou incentivar a criação de um polo de áudio, vídeo e cinema para aproveitar o cenário artístico e natural. O público também clamou pelo resgate do Cine Olinda, que está há 39 anos em obras e fechado. O ceramista Tiago Amorim ressaltou a importância de se implantar o caminho cultural do alto da mina. O ex-deputado Alf, que também participou da plenária, sublinhou a necessidade de insistir nas rotinas culturais no estilo arte em toda parte, como também implementação real da Lei de Incentivo à Cultura.
Para Ricardo Costa, há uma necessidade urgente de produzir uma cidade boa para os olindenses. “A cidade é patrimônio da humanidade sim, mas antes de tudo, é um patrimônio nosso. Precisamos cuidar da cidade e definir novas políticas para a cultura, porque esse modelo que está aí acabou, está falido”, afirma o deputado estadual. Segundo Ricardo, atualmente cerca de 11 mil crianças e jovens entre 14 e 24 anos estão afastados da sala de aula, fato que poderia ser revertido se as ações para a cultura fossem ampliadas. Todas as sugestões foram anotadas pelo pré-candidato, na intenção de aproximar ainda mais a população da administração pública.
Deixe um comentário