João Paulo é oficializado candidato a prefeito do Recife
Vice-líder nas pesquisas de opinião sobre a prefeitura do Recife, em posição de empate técnico com o atual prefeito Geraldo Julio, o ex-prefeito João Paulo oficializou ontem na Câmara do Recife a sua candidatura a prefeito, que terá como vice o deputado estadual Silvio Costa Filho (PRB). O ato contou com a presença de candidatos a vereador do PT, PRB, PTB, PTN e PTdoB, partidos que integram a coligação que sustentará a postulação do petista, e de várias lideranças do campo político de João Paulo, como o senador Humberto Costa.
João Paulo tentará pela quarta vez a prefeitura do Recife, já foi candidato em 1996, 2000 e 2004, e saiu da sua gestão em 2008 com expressiva aprovação, que possibilitou a vitória do seu secretário de Orçamento Participativo João da Costa no primeiro turno. João da Costa tentará uma cadeira na Câmara do Recife nas eleições deste ano.
O maior desafio de João Paulo será a dissociação da sua imagem ao imenso desgaste do seu partido, o PT. João é um dos poucos candidatos do PT a prefeito espalhados pelo Brasil com bom índice de intenção de votos, e se mostrou uma presa difícil em 2014 na disputa pelo Senado, quando várias pesquisas apontavam vitória dele na véspera da eleição, e acabou sendo derrotado por força do voto casado para governador.
João Paulo tem o que mostrar, pois ninguém sai de uma prefeitura com 80% de aprovação e faz o sucessor sem ter sido efetivamente um bom prefeito, e sua estratégia de campanha tende a ser a de exaltar os seus feitos e compará-los com o atual prefeito Geraldo Julio, que ostenta baixíssimos índices de aprovação pessoal e da sua gestão. Se a estratégia der certo, João Paulo poderá conseguir a garantia no segundo turno contra o socialista. E segundo turno é outra eleição.
Aline Mariano – A vereadora Aline Mariano, que obteve 5.905 votos em 2008 e 6.948 votos em 2012, decidiu se filiar ao PMDB com o objetivo de ser candidata a vice-prefeita na chapa de reeleição do prefeito Geraldo Julio. Como Luciano Siqueira foi mantido na chapa majoritária, Aline terá que se contentar com a tentativa de reeleição, que na avaliação de pessoas do meio político será muito difícil.
Vice – O deputado federal Anderson Ferreira negociava com Armando Monteiro e com Mendonça Filho para a indicação do vice-prefeito da sua chapa para prefeito de Jaboatão dos Guararapes. Acabou prevalecendo a aliança com o ministro Mendonça Filho, que indicou o engenheiro José Carlos Campos para o posto. José Carlos é funcionário efetivo da prefeitura e estava como pré-candidato a prefeito.
Convenção – O prefeito de São Lourenço da Mata Gino Albanez (PSB) marcou sua convenção para o próximo domingo. A coligação é composta por treze partidos e o ato contará com a presença do deputado Vinicius Labanca, do presidente da Arpe Ettore Labanca, do filho de Eduardo Campos, João Campos, e do governador Paulo Câmara.
Apoio – Ciente de que terá sua candidatura a prefeito do Cabo de Santo Agostinho proibida pela justiça, o deputado estadual Lula Cabral (PSB) cogita apoiar a candidatura da atual vice-prefeita Edna Gomes (PSD) ou de algum dos seus ex-secretários. Lula espera transferir o seu prestígio político para um aliado como fez em 2012 para eleger Vado da Farmácia.
RÁPIDAS
Chapa – A deputada Priscila Krause deverá ser obrigada a montar uma chapa com alguém do seu próprio partido. Um dos nomes para o posto de vice-prefeito cotados é o do advogado Ramiro Becker, que por muito pouco não foi vice na chapa de Mendonça Filho em 2012.
Denunciado – O Ministério Público Federal formalizou denúncia contra o ex-presidente Lula por tentativa de obstrução à justiça. Além do ex-presidente, foram envolvidos o ex-senador Delcídio Amaral e o banqueiro André Esteves.
Inocente quer saber – Daniel Coelho conseguirá o apoio de algum partido para a disputa pela prefeitura do Recife?
Pr. Fabianno Felix diz
A pergunta é; Quem vai apoiar Geraldo julio se houver segundo turno? O povo e os partidos tem que reconhecer o seu esforço e colocar na balança o seu trabalho realizado, ainda que tudo está andamento.
Pr. Fabianno Felix diz
está em andamento…
William Pontes diz
A eleição será atípica, haja vista a desilusão com os políticos. Não vai dar para previsões. Não saberemos o alcance de votos brancos e nulos. Portanto, vamos aguardar a contagem dos votos, antes só palpites.
fernando rodrigues diz
acho que o dem não elege nem um vereador viu