Impeachment fica mais plausível no Senado após eleição de Rodrigo Maia
O deputado Rodrigo Maia nunca foi um político de grande densidade política mesmo exercendo o quinto mandato consecutivo e ter presidido nacionalmente o Democratas, um partido importante da política brasileira. Porém as circunstâncias da disputa de anteontem fizeram com que ele chegasse ao cargo de presidente da Câmara dos Deputados, por ser um aliado próximo de Michel Temer e aparentemente sem esqueletos no armário como Eduardo Cunha, Rodrigo Maia tende a ser um ponto de estabilidade para o governo Michel Temer nos próximos seis meses, período em que ele ocupará o cargo.
Essa estabilidade política da Câmara dos Deputados contribui para que o governo Temer consiga aprovar medidas importantes e de interesse do país. Como consequência permite ao Senado um desfecho definitivo do impeachment de Dilma Rousseff, o que naturalmente viabiliza o governo Temer pelos próximos dois anos. Se o Planalto tem uma ótima relação com a Câmara, com o Senado deve ocorrer de forma ainda melhor, uma vez que na Casa Alta o perfil dos integrantes é de uma qualidade política ainda melhor, uma vez que a maioria é composta de ex-governadores, ex-ministros e políticos de grande experiência e relevância política.
A vitória de Rodrigo Maia também teve uma consequência direta, que foi a queda da hegemonia do “centrão”, que obteve na postulação de Rogério Rosso apenas 170 votos. Para efeito de comparação, o centrão permitiu a presidência da Câmara a Eduardo Cunha com 267 votos em fevereiro de 2015. Também foi o mesmo centrão que emplacou André Moura na liderança do governo, quando o preferido de Michel Temer para o posto era o agora presidente da Câmara Rodrigo Maia.
O governo agora deverá intensificar a construção de uma base política com PMDB, PPS, PSDB e DEM, que por ser mais homogênea que o centrão e com interesses definidos, tende a criar menos problemas para o Planalto. Com uma base de sustentação sólida, Temer agora terá absoluta condição de sepultar o impeachment com a definitiva saída de Dilma Rousseff e consolidar o êxito do seu governo.
Palestra – O Blog Ponto de Vista realiza hoje uma festa em São José da Coroa Grande na pousada Lírio do Vale a partir das 19 horas. O blogueiro Wellington Ribeiro, que tem se consolidado no Litoral Sul, é o anfitrião do evento que contará com a presença de muitos prefeitos e políticos da região. Fui convidado para proferir uma palestra sobre marketing político.
Estrada – A BR-316, que liga o povoado de Carié até a cidade de Inajá, no sertão de Pernambuco, está prestes a sair do papel. Isso porque nesta sexta-feira o deputado federal Kaio Maniçoba (PMDB) juntamente com o Ministro dos Transportes Maurício Quintella Lessa e com o Governador de Alagoas Renan Filho, vai assinar a ordem de serviço para a construção e pavimentação deste trecho da BR.
Apoio – O PMDB do vice-governador Raul Henry e do deputado federal Jarbas Vasconcelos declara apoio a Heraldo Selva (PSB) e Conceição Nascimento (PSDB) nesta sexta-feira. O ato que selará o ingresso dos peemedebistas no bloco de forças que seguirá avançando nas mudanças iniciadas por Elias Gomes (PSDB) em Jaboatão dos Guararapes será realizado no Debate, escritório político de Jarbas, às 11h30.
Lide – Os empresários pernambucanos terão a chance de conhecer melhor as propostas de dois pré-candidatos à Prefeitura do Recife, na próxima segunda-feira, quando Carlos Augusto (PV) e Priscila Krause (DEM) participam de encontro promovido pelo Lide Pernambuco (Grupo de Líderes Empresariais). O evento ocorrerá a partir das 8 horas da manhã no MV Empresarial, que fica na Imbiribeira.
RÁPIDAS
Vice – O deputado estadual Edilson Silva, pré-candidato do PSOL a prefeito do Recife, anunciou a escolha da professora Luciana Cavalcanti, que também é filiada ao partido, para o posto de vice-prefeita na sua chapa. Edilson disputará pela segunda vez a prefeitura do Recife, a primeira foi em 2008.
Prioridade – O ministro das Cidades Bruno Araújo anunciou ontem que famílias com crianças portadoras de microcefalia serão beneficiadas no Minha Casa Minha Vida de forma prioritária, bem como as casas entregues terão toda a adaptação necessária para que as famílias possam dar a assistência que as crianças precisam.
Inocente quer saber – O senador Armando Monteiro vai mesmo ser candidato a governador em 2018?
Deixe um comentário