Elias Gomes dá xeque-mate em Lula Cabral
Adversários de longas datas, o deputado Lula Cabral e o prefeito de Jaboatão dos Guararapes Elias Gomes protagonizam uma das maiores rivalidades da política pernambucana. São incontáveis as vezes que aliados dos dois políticos trocam “amenidades” pela imprensa ou pelas redes sociais e a eleição municipal deste ano não seria diferente, quando está em jogo a sucessão de Elias em Jaboatão e a disputa entre Lula Cabral e Betinho Gomes pela prefeitura do Cabo de Santo Agostinho.
Lula Cabral há muitos anos almejava comandar o Porto de Suape, mas nem Eduardo Campos nem Paulo Câmara quiseram prestigiá-lo indicando um aliado seu para um posto tão estratégico. Até que há aproximadamente quinze dias, quando o prefeito Elias Gomes já tinha decidido por indicar Evandro Avelar para a sua sucessão, o governador Paulo Câmara fez o convite a Evandro, que tinha sido seu secretário e também de Elias, para assumir a vice-presidência do Porto, que na prática funciona como uma presidência em exercício, uma vez que o secretário de Desenvolvimento Econômico Thiago Norões acumula os dois postos.
Alguns apressados chegaram a dizer que a escolha de Evandro para Suape ocorreu à revelia de Elias, fato que não aconteceu. Evandro deu ciência ao prefeito de Jaboatão dos Guararapes do convite e emitiu sinais de que poderia assumir o posto, uma vez que não é muito afeito às disputas eleitorais. Além disso, teve quem avaliasse que o movimento de Paulo Câmara tinha por objetivo obrigar Elias a lançar Conceição Nascimento e isolar o prefeito na sua própria sucessão. Outro engano. O governador considera como primordial a reeleição de Geraldo Julio no Recife, e por isso não poderia gastar muita munição com outros projetos, inclusive batendo de frente com aliados.
Fazendo um gesto extremamente altruísta, o prefeito Elias Gomes abdicou de lançar a candidatura de Conceição, que era vista como natural por muita gente da gestão, para apoiar a candidatura do seu vice Heraldo Selva, que é do PSB. A postura de Elias foi de alguém que demonstrou desprendimento e respeito à maior liderança política de Pernambuco pela importância do cargo que ocupa: o governador Paulo Câmara. Neste movimento, Elias não só contribuiu para a unidade da Frente Popular em Jaboatão dos Guararapes como também emitiu um sinal de reaproximação entre o seu PSDB e o PSB do governador, que poderá desdobrar nas eleições de 2018 cabendo aos tucanos uma vaga na chapa majoritária de reeleição do governador. Com isso, Elias limpou qualquer aresta e ressalva que poderia haver do Palácio a sua pessoa, o que também permite uma maior liberdade para se movimentar no Cabo, e deixa o Palácio numa situação difícil para querer dar a carga em Lula Cabral. Foi um movimento de quem de fato entende do jogo político. Sem dúvidas, um xeque-mate!
Dissidente – Com a escolha de Heraldo Selva para disputar a prefeitura com o apoio de Elias Gomes, o deputado federal Anderson Ferreira ficou numa situação extremamente delicada junto ao Palácio do Campo das Princesas. Ou desiste para apoiar a postulação do PSB em Jaboatão dos Guararapes ou mantém a candidatura e vira dissidente do Palácio do Campo das Princesas.
Heraldo Selva – Aos 50 anos de idade, o vice-prefeito Heraldo Selva era um dos políticos de Jaboatão dos Guararapes mais próximos do ex-governador Eduardo Campos. Engenheiro de formação, Heraldo é considerado um excelente quadro técnico e possui grande trânsito na política. Terá agora o maior desafio da sua vida pública.
Conceição Nascimento – Preferida de muita gente da gestão do prefeito Elias Gomes para ser candidata a prefeita, Conceição Nascimento acabou sendo escolhida por Elias para compor a chapa majoritária sendo indicada ao posto de vice-prefeita na chapa encabeçada pelo socialista Heraldo Selva.
Mirtes Cordeiro – No anúncio da chapa Heraldo/Conceição ontem em Piedade, o prefeito Elias Gomes defendeu a candidatura de Mirtes Cordeiro a deputada estadual pelo PPS em 2018. Mirtes também estava cotada para ser candidata a prefeitura e é um quadro que acompanha o tucano há muitos anos na vida pública.
RÁPIDAS
Timing – Como se não bastasse o fato de não apoiar a candidatura de Miguel Coelho a prefeito de Petrolina, o deputado estadual Lucas Ramos realizou um movimento ontem que poderá ser mal recebido pelo Palácio. No dia do anúncio de Heraldo, que é do PSB, Lucas declarou apoio à candidatura de Neco, que é do PDT. Lucas certamente não avaliou o cenário para tomar essa decisão.
Recursos – O interventor de Gravatá, Mário Cavalcanti, garantiu junto ao governador de Pernambuco, Paulo Câmara, e ao secretário estadual de Saúde, Iran Costa, a liberação de R$ 3,5 milhões para a saúde do município. O montante, que será utilizado para a reforma do Hospital Municipal Dr. Paulo da Veiga Pessoa e para a compra de medicamentos, foi liberado ontem, por meio da assinatura de dois convênios, na sede da Secretaria estadual de Saúde, no Recife.
Inocente quer saber – Lula Cabral atacará a postulação de Heraldo Selva?
Liranice Maria da Silva diz
Parabéns pela redação! O conteúdo limpo e de fácil entendimento, até por quem não entende muito de política, deixa claro as perspectivas para o pleito deste ano. Seu blog está excelente!Sucesso!