Recife, 30 de junho de 2016 – Uma segunda parte obra da reordenação do Cais de Santa Rita, no Recife, vai começar na próxima semana. A Ordem de Serviço foi assinada nesta quinta-feira (30) pelo Secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, durante ato realizado no Centro de Convenções. A coberta vai completar um projeto de reordenamento completo da região, que está sendo promovido pela Prefeitura do Recife. O investimento na coberta será de aproximadamente R$ 3,5 milhões, com recursos do Prodetur, com prazo de execução de 180 dias.
A obra consiste na instalação de uma coberta metálica na feira livre do Cais de Santa Rita, local ocupado por ambulantes e vendedores de artesanato. “Esta obra é de uma grande importância no processo de requalificação do Cais de Santa Rita. Esse espaço, que data da década de 30, tem sua importância para a cidade do Recife, já que movimenta o comércio local, além de estar localizado em uma posição estratégica, no coração da Capital. Nossa intenção é a de facilitar e organizar o trabalho dos muitos comerciantes que trabalham no Cais”, analisou o secretário de Turismo, Esportes e Lazer do Estado, Felipe Carreras.
O Cais de Santa Rita fica localizado na área central da cidade do Recife, especificamente no centro histórico, próximo a outros importantes pontos turísticos, dentre eles o Forte das Cinco Pontas e o porto do Recife, que passou por recente requalificação. Também fica aos arredores do mercado São José, conhecido por ser um local bastante procurado por turistas diariamente.
O trabalho de ordenamento comércio informal é prioridade para a Prefeitura do Recife, que, desde 2013, já realizou ações de ordenamento em toda a extensão das ruas das Calçadas, da Penha, Ubaldo Gomes de Matos e Direita, em trechos das ruas da Palma, Matias de Albuquerque e Pedro Ivo, na Ponte de Ferro, na Praça Dom Vital e nas avenidas Guararapes e Conde da Boa Vista. Ao todo, cerca de 500 ambulantes não cadastrados deixaram de ocupar irregularmente o passeio público do centro da cidade. As atividades fazem parte do ordenamento de todo a cidade, que tem como objetivo melhorar a mobilidade dos pedestres no passeio público e o ordenamento no centro e nos largos comerciais.
No espaço localizado no Cais de Santa Rita vão atuar cerca de 500 comerciantes, entre vendedores de lanches, frutas, capas de celulares e outros objetos do tipo.
Deixe um comentário