Fantasmas envolvendo morte de Eduardo assombram PSB
O ex-governador Eduardo Campos acreditava que poderia ser presidente da República e por isso rompeu com o PT em 2013 para tentar chegar ao Palácio do Planalto. Numa engenharia surpreendente atraiu para o seu projeto a ex-senadora Marina Silva e se lançou na disputa pelo PSB tendo Marina como sua vice.
Na condição de candidato a presidente, construiu uma frente política nunca antes vista em Pernambuco em torno de Paulo Câmara e Fernando Bezerra Coelho. Mesmo em terceiro lugar nas pesquisas, Eduardo acreditava piamente que seria o substituto de Dilma Rousseff, até o fatídico 13 de agosto de 2014, quando o jatinho que o transportava ceifou a sua vida e de mais seis pessoas, em Santos.
A partir daquele momento, a queda do avião levantou suspeitas de queima de arquivo, que até hoje não foram comprovadas e refutadas pelo laudo da aeronáutica apontando que o piloto cometeu falha humana, o que teria causado o acidente. Além disso começou um questionamento por parte dos opositores do PSB sobre a propriedade da aeronave Cessna Citation. Chegaram a insinuar que o jatinho pudesse ser de Eduardo, fato que até hoje nunca foi confirmado, e desmentido com a informação de que o empresário João Carlos Lyra de Mello Filho era o verdadeiro proprietário esta semana, na operação que prendeu além de Lyra, outros três empresários.
Informações desencontradas apontavam que o ex-presidente da Copergas Aldo Guedes pudesse ter feito delação premiada, e por isso não teria sido preso. Porém seu advogado Ademar Regueira negou veementemente esta hipótese. Quando foi no final de ontem, mais uma bomba envolvendo o caso surgiu na imprensa. O quinto elemento, o empresário Paulo César de Barros Morato, também envolvido no caso, foi encontrado morto na noite de ontem num motel em Olinda. Suspeitas apontam para suicídio, mas a Polícia Civil junto com a Polícia Federal farão as investigações para chegar a um posicionamento definitivo.
A confluência de todos os fatores, em pleno ano eleitoral, traz uma situação constrangedora para o PSB, sobretudo para o prefeito do Recife Geraldo Julio, que terá que enfrentar inúmeros questionamentos dos seus opositores sobre os fatos ocorridos. Geraldo, que já tinha reeleição dificílima, estará a partir de agora o tempo todo na berlinda, cujas críticas não se restringirão à sua gestão apenas, mas envolverão principalmente toda essa operação da Polícia Federal envolvendo o PSB.
Show – O desembargador José Viana Ulisses, da Câmara Regional de Caruaru, acatou o recurso da Prefeitura de Caruaru, autorizando a realização do show do cantor Wesley Safadão no próximo sábado (25/6). O magistrado alega que restou comprovado que, ao contrário do que se afirma na ação popular, a origem dos recursos não é do erário público municipal. O documento nº 1150849 – ofício exarado pela Fundação de Cultura e Turismo da cidade de Caruaru – traz o rol de patrocinadores dos festejos juninos no Município, com captação de recursos de diversas entidades privadas.
Araripina – Apesar das dificuldades, o prefeito de Araripina Alexandre Arraes (PSB) conseguiu viabilizar uma grandiosa festa de São João para o munícipio, que fica no sertão do Araripe e tem se consolidado como um dos maiores eventos juninos do Nordeste.
Investimento – Em reunião com o senador Armando Monteiro (PTB), anteontem, em Brasília, representantes da empresa americana Lockheed Martin e de sua parceira Bravo Industries anunciaram a instalação de uma base de manutenção de turbinas aéreas em Recife. A Lockheed é uma das maiores indústrias da área de tecnologia e defesa do Mundo.
Perda – Faleceu ontem em Petrolina, aos 62 anos, vítima de uma parada cardíaca, a ex-deputada estadual Izabel Cristina. Izabel tinha feito duas cirurgias na cabeça para se tratar de um câncer e acabou vindo a óbito. Ela tinha sido vereadora de Petrolina em duas ocasiões e em 2014 disputou o mandato de suplente de senadora na chapa de João Paulo.
Denunciado – O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, denunciou ontem ao Supremo Tribunal Federal (STF), o deputado federal Eduardo da Fonte (PP) por corrupção passiva. O parlamentar é suspeito de envolvimento no esquema de corrupção investigado pela Operação Lava Jato. Além de pedir a condenação do pernambucano, Janot solicitou que a Suprema Corte determine a perda do mandato e cobre R$ 10 milhões que teriam sido pagos como propina para atrapalhar, em 2009, as investigações da CPI da Petrobras no Senado.
RÁPIDAS
Propina – A Odebrecht afirmou à procuradores da Operação Lava Jato, em tratativas para negociar sua delação premiada, que o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral (PMDB) cobrou propina em obras como o metrô e a reforma do Maracanã para a Copa do Mundo de 2014.
Oficial – O governador Paulo Câmara assinou ontem a nomeação de Evandro Avelar para a presidência de Suape. Com isso o tucano sai definitivamente da disputa pela prefeitura de Jaboatão dos Guararapes. O nome a ser apresentado por Elias Gomes ficará entre Conceição Nascimento e Heraldo Selva.
Inocente quer saber – O PSB estaria vivendo um inferno astral?
Deixe um comentário