Forró da Macambira dá start para Raquel Lyra
Um dos eventos mais importantes do meio político pernambucano, o Forró da Macambira foi realizado ontem com um pano de fundo diferente das edições anteriores, pois tinha na candidatura de Raquel Lyra à prefeitura de Caruaru o seu motivo principal. O evento reuniu gente das mais variadas matizes partidárias, dentre os presentes destaque para os ministros Mendonça Filho, Bruno Araújo e Marcelo Calero, o senador Armando Monteiro, o deputado Tony Gel, provável adversário de Raquel em outubro, e uma série de deputados e prefeitos da região.
Por outro lado a ausência de todo o staff do Palácio do Campo das Princesas, a começar pelo governador Paulo Câmara, deu margem para uma série de interpretações, dentre elas a de que há um clima de acirramento entre auxiliares do governador e o ex-governador João Lyra Neto. As feridas do processo eleitoral de 2014 ainda não foram curadas e o processo que desdobrou na saída de Raquel do PSB deixou uma sequela significativa.
De acordo com um político que circula bastante no meio, a ausência do governador Paulo Câmara no tradicional Forró da Macambira sinalizou mais do que as interpretações, mas uma descortesia por parte do socialista para com a deputada Raquel Lyra e o seu antecessor João Lyra Neto, que quando questionado pela ausência do governador, procurou minimizar, justificando que havia um outro evento em Recife que impossibilitaria a presença do governador no evento.
Já a presença do deputado Tony Gel, que de acordo com um aliado próximo é candidatíssimo a prefeito, deu a entender que poderá haver uma aproximação entre Raquel Lyra e Tony Gel no segundo turno para derrotar Jorge Gomes, o candidato de José Queiroz, que está em terceiro lugar nas pesquisas e é tido como alguém que estará no jogo apenas para cumprir tabela. Essa aproximação de Gel e Raquel poderá ser o grande fato novo na disputa pela prefeitura de Caruaru e mais do que isso, criar um novo tempo na cidade.
Raquel agora mais do que nunca botará o bloco na rua, pois mesmo sem a presença dos figurões do PSB, o evento foi grandioso e mostrou que sua candidatura não é só competitiva como poderá também criar um novo cenário político em Caruaru com uma inédita aliança entre dois grupos políticos que outrora foram antagônicos no também inédito segundo turno.
Descrença – O deputado Silvio Costa não acredita na possibilidade da candidatura de João Paulo a prefeito do Recife se tornar competitiva. Para Silvio, João Paulo estará cometendo suicídio eleitoral que poderá fazer com que o petista repita os desempenhos pífios de Cadoca, Mendonça Filho e Joaquim Francisco em eleições passadas.
Evandro Avelar – O ex-secretário Evandro Avelar não se descarta da disputa pela prefeitura de Jabotão dos Guararapes, porém respeita qualquer que seja a decisão do prefeito Elias Gomes referente a sua sucessão em outubro. Avelar teria recebido a sinalização de que o deputado Cleiton Collins retiraria a pré-candidatura caso o escolhido de Elias seja o próprio Evandro.
Apoio – O deputado Sílvio Costa Filho deverá levar o PRB para apoiar a candidatura de Anderson Ferreira a prefeito de Jaboatão dos Guararapes. Porém isso só será possível se o deputado André Ferreira, irmão gêmeo de Anderson, garantir o apoio do PSC para a sua candidatura a prefeito do Recife em outubro.
Cadoca – Apesar do PDT ter pré-candidatura posta em Jaboatão dos Guararapes, o deputado federal Cadoca afirmou que está fechado com o candidato que será apresentado pelo prefeito Elias Gomes, pois sublinha que sua amizade com o tucano não é de hoje e sim de décadas e esse posicionamento já foi dado ciência ao presidente estadual do partido Wolney Queiroz.
RÁPIDAS
Rejeitado – De acordo com o Instituto Paraná Pesquisas, o ex-presidente Lula é rejeitado por 73,4% dos entrevistados, que dizem não votar de jeito nenhum no petista. Conforme afirmou o cientista político Antonio Lavareda, Lula é tecnicamente inelegível.
Beneficiário – O maior beneficiário da candidatura de João Paulo, na ótica de um petebista em reserva, é o prefeito Geraldo Julio, pois uma vez no segundo turno, Geraldo receberá os votos dos eleitores de Priscila Krause e Daniel Coelho contra o PT.
Inocente quer saber – Quem convenceu o governador Paulo Câmara a se ausentar do Forró da Macambira?