Empresários dos mais variados segmentos de Olinda, reuniram-se para escutarem e discutirem um diagnóstico sócio econômico da cidade, em uma conferência do sociólogo José Arlindo Soares. O evento contou com o pré-candidato a Prefeitura pelo PMDB, Ricardo Costa, o presidente estadual do partido e vice- governador de Pernambuco, Raul Henry, entre outros.
Além do diagnóstico mostrar com dados comprovados que Olinda está no “atraso” em vários indicadores, o público que lotou o local do encontro também fez um desabafo das terríveis condições atuais de trabalho na cidade, entre elas: insegurança, péssima infraestrutura, total ausência de incentivos ao meio empresarial, mobilidade deficiente, acessos totalmente destruídos e outros mais.
Só para ter uma ideia, entre os dados apresentados, o Município de Olinda, em termos da educação básica (ensino fundamental) está atrasado em uma década, considerando as metas para o IDEB. No ritmo atual, as metas, que já são muito baixas, projetadas pelo MEC, nunca serão alcançadas.
Outra informação passada pelo professor José Arlindo, foi que em 2010 o PIB per capita de Abreu e Lima significava 97% do PIB Per Capita de Olinda. Já em 2013 Abreu e Lima tinha um PIB pc 7% superior ao de Olinda.
E ainda tem mais, apesar de Olinda ter a quinta maior arrecadação própria do Estado, ela ocupa a 103ª posição no ranking de “Investimento”.
O evento faz parte da discussão aprofundada que Ricardo Costa está fazendo em todo o município, através de estudos e conversa com a população.