Elias Gomes escolhe Evandro Avelar para a sua sucessão
O prefeito de Jaboatão dos Guararapes Elias Gomes finalizou a sua rodada de consultas aos principais atores políticos do estado, tanto dentro do PSDB, o seu partido, quanto fora dele, sobretudo o PSB, partido do governador Paulo Câmara, e chegou à conclusão de que o melhor nome para representar a sua gestão é o do seu ex-secretário de Serviços Urbanos, ex-presidente da EMTU, ex-secretário das Cidades do governador João Lyra Neto e ex-secretário de Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação do governador Paulo Câmara, Evandro Avelar.
Evandro tem um perfil técnico que dispensa comentários e teve a oportunidade de ser o presidente estadual do PSDB por um bom período e demonstrou traquejo político para lidar com vários atores importantes do partido. Pesou na escolha de Elias o sentimento aliancista do prefeito, que poderia ter lançado um nome que estivesse até recentemente na sua gestão, mas foi convencido pelos fatos de que o melhor nome para não só defender o legado da sua gestão numa campanha mas principalmente para manter as conquistas obtidas durante os oito anos num eventual governo era mesmo Evandro Avelar.
O governador Paulo Câmara não só concordou com a escolha de Evandro Avelar, que foi um excelente auxiliar, como também trabalha para levar o PSB para a coligação liderada pelo seu ex-secretário, podendo inclusive o partido socialista indicar o candidato a vice-prefeito na disputa, como fez em 2012 na reeleição de Elias Gomes graças a uma articulação entre o tucano e o então governador Eduardo Campos, que aos 45 do segundo tempo retirou a candidatura de João Fernando Coutinho no dia da convenção e indicou Heraldo Selva para compor a chapa majoritária.
Aos 56 anos, Evandro Avelar terá o seu primeiro teste nas urnas como cabeça de chapa. Em 2006 foi candidato a vice-governador na chapa encabeçada pelo então governador Mendonça Filho. Recebeu a missão do seu líder político, o na época senador Sérgio Guerra. Engenheiro de formação, Evandro tem no seu DNA o compromisso com a boa gestão pública e por onde passou só recebeu elogios. Dentre os nomes possíveis ventilados por Elias Gomes foi o que mais aglutinou pessoas e partidos.
Com o nome definido, agora o prefeito Elias Gomes e o seu pré-candidato Evandro Avelar deverão tomar as ruas de Jaboatão a fim de fortalecer o projeto e disputar com boas chances de vitória em outubro, uma vez que a eleição de Evandro será vital para o futuro político de Elias, sobretudo a partir de agora que assumirá a presidência estadual do PSDB.
Testemunha – O juiz federal Sérgio Moro mandou comunicar a presidente afastada Dilma Rousseff que ela foi arrolada como testemunha de defesa do empreiteiro Marcelo Bahia Odebrecht, preso desde 19 de junho de 2015 e condenado a 19 anos e quatro meses de prisão por corrupção ativa, lavagem de dinheiro e organização criminosa no esquema de propinas montado na Petrobras.
Vereador – Corre nos bastidores a versão de que o ex-prefeito do Recife João da Costa será candidato a vereador do Recife em substituição ao seu cunhado Jairo Britto, que está no exercício do seu segundo mandato na Casa José Mariano. Não será o primeiro caso de um ex-gestor assumir um mandato de vereador no Recife. Gustavo Krause, que havia sido prefeito, disputou um mandato para o legislativo municipal em 1988 e venceu a disputa com expressiva votação.
Confiança – O deputado federal Daniel Coelho está bastante confiante de que será o próximo prefeito do Recife desbancando Geraldo Julio. Em 2012 Daniel obteve 245.120 votos e por conta de menos de cinco mil votos não foi ao segundo turno contra Geraldo Julio. Daniel atribui a confiança ao desgaste do prefeito Geraldo Julio e no sentimento de mudança que ecoa nos quatro cantos do Brasil.
Marcelo Cancão – Cunhado da cantora Ivete Sangalo, o empresário Marcelo Cancão será candidato a vereador de Petrolina em outubro pelo PSD. Bastante habilidoso, Marcelo poderá ser um dos mais votados da disputa. Marcelo completou 30 anos essa semana e se casou no mesmo dia com a também empresaria Cynthia Sangalo.
RÁPIDAS
Denúncia – O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, apresentou ontem mais uma denúncia ao STF contra o presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). O inquérito trata de suposta propina paga ao parlamentar para, em troca, liberar dinheiro do FGTS para o projeto do Porto Maravilha, no Rio de Janeiro. A liberação teria sido viabilizada por Fábio Cleto, aliado de Cunha que ocupou uma vice-presidência da Caixa Econômica Federal.
Transparência – O deputado Vinícius Labanca e o prefeito de São Lourenço da Mata Gino Albanez, ambos do PSB, comemoram o fato de o Portal da Transparência do município ter sido considerado pelo Ministério Público Federal o terceiro melhor entre os municípios da região metropolitana.
Inocente quer saber – O secretário Felipe Carreras conseguirá transformar a Arena Pernambuco num empreendimento rentável?