PSB aposta forte na reeleição de Geraldo Julio
Na última quinta-feira escrevemos sobre a reeleição do prefeito do Recife Geraldo Julio enumerando alguns fatos que estariam ocorrendo nos bastidores da Frente Popular capitaneada pelo PSB, então um assessor palaciano refutou as dificuldades colocadas e apresentou uma série de razões. Dentre elas o histórico de apenas uma eleição no Recife ter ido ao segundo turno e o restante ter a fatura liquidada na primeira etapa.
De acordo com o assessor do Palácio do Campo das Princesas, Geraldo Julio terá um cenário político muito mais favorável do que em 2012, quando foi lançado perto das convenções pelo então governador Eduardo Campos e mesmo assim venceu a disputa. Esse mesmo assessor disse que as pesquisas internas do PSB apontam vantagem do prefeito com margem segura em relação ao somatório das intenções de voto de seus adversários, o que caminharia para uma vitória do socialista na primeira etapa, e não de dois turnos como a coluna havia informado.
Sobre a saída do PSDB e do DEM do governo e consequentemente da Frente Popular o assessor palaciano lembra que em 2012 os dois partidos lançaram nomes próprios como Daniel Coelho e Mendonça Filho, e mesmo assim Geraldo venceu o desconhecimento inicial e emplacou uma vitória importante para o PSB na capital pernambucana. Além disso ele lembra também que a Frente Popular, que em 2012 foi composta por 14 partidos, esse ano deverá beirar as 20 siglas, o que mostra uma importante unidade em torno da reeleição de Geraldo.
O assessor relembra que em 2004 João Paulo, então prefeito, chegou a ficar em terceiro lugar nas pesquisas e mesmo assim conseguiu se recuperar a ponto de liquidar a fatura no primeiro turno. Diferentemente de João Paulo, Geraldo Julio lidera as pesquisas internas e deverá aparecer liderando as sondagens que forem divulgadas em breve. Além disso, ele credita as chances de vitória de Geraldo ao know how obtido pelo PSB em realizar campanhas eleitorais, sendo extremamente profissionais na comunicação e na parte logística e operacional da campanha, algo que seus principais adversários não conseguem organizar.
Em relação a Frente Popular, o PSB avaliou que não dava pra governar com todo mundo e com a saída do PSDB e do DEM, sobrou espaço pra contemplar aliados tão importantes quanto eles mas que teriam o diferencial de apoiar a reeleição de Geraldo Julio como o PP, o Solidariedade, o PMDB e o PDT, que são siglas robustas em Pernambuco e que igualmente agregarão valor à reeleição de Geraldo Julio, e até mesmo em 2018 o jogo ficará mais tranquilo para finalizar a chapa do PSB de reeleição do governador Paulo Câmara. Na prática o PSB se antecipou aos fatos e evitou maiores problemas com partidos que nunca foram efetivamente aliados do PSB e que inexoravelmente iriam cobrar espaços ainda maiores para continuar apoiando o projeto hegemônico na capital e no estado.
Por fim o assessor aposta que a eleição, como dizia Eduardo Campos, ainda não está na pauta do povo, e no momento em que a campanha começar o eleitor recifense identificará os grandes feitos de Geraldo Julio, que não são poucos. E quem estiver junto de Geraldo neste momento, após a eleição terá direito a cocada e água gelada após a vitória da Frente Popular no dia 2 de outubro, como costumava falar o líder socialista Eduardo Campos.
Resposta – O agora deputado federal Danilo Cabral, ex-secretário de Planejamento e Gestão do governador Paulo Câmara, rebateu as críticas do senador Armando Monteiro sobre o governo Paulo Câmara, que de acordo com o petebista estava deixando o Pacto Pela Vida se esfacelar. Danilo disse que Armando não fez nada por Pernambuco no período em que foi ministro, e que o cargo serviu apenas de título honorífico para o petebista.
Revanche – Caso o senador Armando Monteiro decida mesmo enfrentar o governador Paulo Câmara em 2018, o PSB repetirá o mote de 2014, que afirmava que o petebista só sabia quebrar empresas, porém com o agravante de que como ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio ele teria ajudado Dilma Rousseff a quebrar o Brasil.
Chapa – Com a Frente Popular reformulada, há quem defenda dentro do PSB que Jarbas Vasconcelos e Eduardo da Fonte possam disputar o Senado na chapa encabeçada pelo governador Paulo Câmara. O vice-governador Raul Henry iria para a Câmara Federal e Sebastião Oliveira seria o nome para ocupar o cargo de vice. Com isso PSB, PMDB, PP e PR, os maiores partidos da Frente Popular, estariam contemplados na chapa majoritária.
Partidos – A despeito das discussões sobre siglas nanicas sairem da Frente Popular, o governador Paulo Câmara e o prefeito Geraldo Julio escalaram articuladores políticos para conversar com os representantes dos pequenos partidos com o objetivo de descobrir as suas demandas e tentar resolver na medida do possível de acordo com o tamanho político e eleitoral de cada sigla.
RÁPIDAS
Caravana – A Caravana É o Bicho, organizada pela ativista da causa animal Claucione Lemos, tem sido um sucesso absoluto em Jaboatão dos Guararapes. Ela tem ido a vários bairros do município levando palestras, vacinação e cuidados higiênicos com cães e gatos e tem caído no gosto da população do município.
Força-tarefa – O prefeito Geraldo Julio utilizará o mês de junho para realizar as entregas da sua gestão e convidará sua comitiva a fim de demonstrar a forte presença da gestão nos bairros da cidade. Geraldo afirmou aos interlocutores que agora mais do que nunca é preciso pegar no serviço para mostrar cada vez mais os feitos da gestão e ampliar os índices de aprovação do prefeito, que já são bons.
Inocente quer saber – O governo Michel Temer está indo no caminho certo?