A deputada estadual e pré-candidata à Prefeitura do Recife pelo Democratas, Priscila Krause, decidiu dedicar o dia das mães para verificar a situação do compromisso do prefeito Geraldo Julio (PSB) na ampliação das vagas na rede de creches da gestão municipal. Com um celular nas mãos, registrando a visita em vídeo para as redes sociais, Priscila conferiu a situação no canteiro de obras de onde funcionaria a creche-escola Dois Irmãos/Sítio dos Pintos, Zona Norte do Recife. Licitada na gestão anterior, do ex-prefeito João da Costa (PT), a obra foi tocada pela atual gestão, mas está abandonada. Não há sequer placa oficial informando os dados, elemento que a lei considera obrigatório.
Inicialmente contratada por R$ 1,38 milhão, a obra foi paralisada ainda no primeiro ano da gestão Geraldo e passou por nova licitação, para contratação de empresa que complementaria os serviços, em 2014. Apesar de ter sido homologada no final do ano passado, por mais R$ 1,30 milhão, os serviços não andaram. “Não há qualquer sinal de que esse espaço abrigará em breve crianças, novas vagas, para permitir que as mães das comunidades do entorno possam ir trabalhar tranquilamente enquanto seus filhos estão bem cuidados. As creches são um elemento de emancipação da mulher e infelizmente essa gestão não olhou para esse assunto com a importância que ele tem, apesar de todos os compromissos de campanha. Não é uma questão só de crise financeira, mas de formato, de como a gestão deixou de ir em busca de uma solução melhor e menos onerosa”, registrou Priscila.
Pelo compromisso da atual administração, deveriam estar em funcionamento 42 novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) até dezembro, mas de acordo com levantamento do Monitora Recife, plataforma que acompanha online as 302 obras e ações pactuadas pela Prefeitura desde 2013, a atual gestão construiu seis (Iraque, Bola na Rede, Oito de Março, Rotary, Sítio dos Macacos e UR-5). Para seguir o Plano Nacional de Educação, no mínimo 50% das crianças de 0 a 3 anos devem estar matriculadas em creches. No Recife, há cerca de 30 mil crianças fora da rede pública de creches. Conforme o último relatório sobre o setor educacional do Observatório do Recife, o número de matrículas nas creches da Prefeitura manteve-se praticamente igual entre 2013 e 2014.