A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI ) que investiga denúncias de irregularidades cometidas por dirigentes da Fifa e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) aprovou, na tarde desta terça-feira, o plano de trabalho apresentado pelo relator, deputado Fernando Monteiro(PP/PE). A próxima reunião será quinta-feira para apreciação de requerimentos.
Conforme o roteiro de trabalho, na primeira etapa serão analisados os documentos referentes ao processo na justiça americana sobre a Fifa e informações sobre comissões de inquéritos realizadas anteriormente e sobre a CPI do Futebol em andamento no Senado. Também serão analisadas as informações enviadas pelas autoridades suíças responsáveis pela colaboração com o FBI.
Após a análise de documentos serão realizadas as audiências públicas onde serão ouvidos representantes de instituições ligadas ao futebol, como a CBF e o Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo/Fifa 2014.
A comissão quer ainda esclarecer juntos aos clubes, entre outras questões, os aspectos controversos relacionados à construção e reformas de estádios privados para a Copa do Mundo 2014 bem como as negociações dos direitos de transmissão das competições nacionais e internacionais.
O deputado Fernando Monteiro quer contribuir para a melhoria do futebol brasileiro e deixar um legado para as próximas gerações. ” Meu relatório será feito com verdades. Vou fazer um documento com responsabilidade e clareza. Vamos ouvir os envolvidos e apurar as denúncias”. Ele ressaltou que, conforme prevê o Regimento Interno da Câmara, todos os procedimentos adotados na CPI serão encaminhados ao Ministério Público.
A CPI foi instalada no final de março e tem como presidente o deputado Laudívio Carvalho (SD-MG). A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos até o início de agosto.