A agenda positiva de Geraldo Julio
O prefeito Geraldo Julio enfrentará a sua primeira disputa sem a presença do seu líder político Eduardo Campos nas eleições de 2016. Buscando a reeleição, Geraldo precisará aglutinar a Frente Popular em torno do seu projeto, minimizando qualquer possibilidade de ruído de comunicação. Detentor da máquina, Geraldo já conseguiu o anúncio formal de apoio do PSDC, PSD, PRTB e Solidariedade. Devem se juntar a esses partidos o PP, o PMDB, o PSL, a Rede Sustentabilidade, o PPS, o DEM, o PHS, o PTC, o PRP, o PEN, o PPL e o PCdoB, configurando assim a maior frente política já vista no Recife para um prefeito buscando a reeleição.
Corre nos bastidores a informação de que Geraldo não trocará mais Luciano Siqueira do posto de vice-prefeito. O gestor teria se dado conta que abriria uma discussão desnecessária dentro da Frente Popular para a escolha de um novo nome e além disso poderia estar jogando nos braços dos adversários o PCdoB, que apesar de pequeno, possui quadros representativos como o próprio vice-prefeito e a deputada Luciana Santos. Então o caminho seria não mexer em time que está ganhando.
No âmbito da gestão, Geraldo Julio já entregou a Via Mangue que além de ter desafogado o trânsito na Zona Sul permitiu a criação de uma faixa exclusiva de ônibus, que melhorou muito a utilização do transporte público por quem mora na região, causando um crescimento do prefeito no conceito do eleitorado do Pina, Brasilia Teimosa, Boa Viagem e Setúbal, isso sem contar com os trabalhadores desses bairros que necessitam de um transporte público mais ágil, e naturalmente reconhecem o avanço da medida da prefeitura.
Como se não bastasse a Via Mangue, Geraldo incia agora uma fase importante da sua gestão que será a entrega amanhã do Compaz Governador Eduardo Campos no Alto Santa Terezinha, que melhorará significativamente a imagem do socialista junto aos moradores da Zona Norte, uma vez que o Compaz foi uma das principais promessas da sua campanha.
Previsto para maio, mais especificamente no dia das mães, o Hospital da Mulher é outra promessa de campanha que será entregue aos recifenses, mesmo diante de um cenário adverso como o que todo o país enfrenta. Além disso se espalham pela cidade várias Upinhas 24 horas, várias escolas completamente reformadas, equipadas com o que há de melhor, não devendo nada a nenhuma escola particular, dentre outras ações. Com ações pontuais, Geraldo terá o que apresentar na Saúde, na Educação, na Mobilidade e na Inclusão Social, são eixos importantes para a construção de uma cidade melhor.
Com a caneta na mão, Geraldo Julio terá plenas condições de mostrar ao povo recifense que tem trabalhado muito na cidade e criar o discurso de a continuidade da gestão é o melhor caminho para manter a capital pernambucana no rumo certo.
Novo presidente – Eleito pelo PTB o deputado federal Adalberto Cavalcanti, pré-candidato a prefeito de Petrolina, tinha migrado recentemente para o Partido da Mulher Brasileira (PMB). Com a proximidade do fim da janela da infidelidade o PMB saiu de vinte deputados para apenas dois, isso fez com que Adalberto trocasse novamente de sigla. Agora o deputado será do PTdoB, mesmo partido de Silvio Costa, ficando com a presidência estadual da sigla.
Apocalipse – O líder do PMDB na Câmara dos Deputados, eleito inclusive com o apoio maciço do Palácio do Planalto, Leonardo Picciani (RJ) acredita num cenário apocalíptico para o governo Dilma Rousseff após as manifestações de domingo. Picciani disse que existem grandes chances de Dilma não terminar o mandato.
Prisão – Caso vire réu na denúncia feita pelo Ministério Público de São Paulo sobre o tríplex e seja condenado, o ex-presidente Lula poderá pegar de quatro a treze anos de prisão. São de três a dez anos por lavagem de dinheiro e um a três anos por falsidade ideológica. A denúncia foi feita pelo promotor Cássio Conserino.
Saídas – Substituto de Eduardo Campos na presidência nacional do PSB logo após a sua morte, Roberto Amaral não digeriu a sua troca pelo atual presidente Carlos Siqueira, e decidiu sair da legenda. Amaral garantiu que não se filiará a outra sigla, continuará sendo um militante das causas de esquerda. Outra que decidiu sair do PSB foi a deputada Luiza Erundina, que tenta fundar um partido para chamar de seu: a RaiZ.
RÁPIDAS
Reunião – Os senadores Renan Calheiros, Eunicio Oliveira, Romero Jucá, Aécio Neves, Aloysio Nunes, Cássio Cunha Lima e Tasso Jereissati se reuniram na última quarta-feira e alinharam uma estratégia conjunta de PMDB e PSDB visando a saída da crise. Muitos entenderam que a partir deste acontecimento a queda de Dilma Rousseff está sacramentada.
Caminho – O vice-prefeito de Jaboatão Heraldo Selva, em conversa com o governador Paulo Câmara, afirmou que não será óbice para a aliança do PSB com o prefeito Elias Gomes, que deverá lançar Conceição Nascimento para a disputa. Heraldo deverá ir para a Compesa após o fim do seu mandato em dezembro.
Inocente quer saber – Além de Lula, mais alguém da sua família poderá ser preso?