Disputa no Cabo tende a ser acirrada
O instituto Opinião divulgou pesquisa ontem sobre a sucessão no Cabo de Santo Agostinho, e mais uma vez a disputa tende a se polarizar entre os grupos do deputado estadual Lula Cabral (PSB) e do deputado federal Betinho Gomes (PSDB). Na primeira pesquisa sobre a sucessão do prefeito Vado da Farmácia ficou evidenciado que a cria de Lula Cabral foi um fiasco no comando da cidade, tendo mais de 80% de rejeição, que naturalmente puxará pra baixo o seu candidato Gessé Valério (PPS).
De acordo com a sondagem do Opinião Lula tem 38,8% das intenções de voto, seguido por Betinho com 27,8%. Quando transformamos em votos válidos Lula teria 54%, Betinho 39% e Gessé 7%. A vantagem de Lula é significativa, porém não pode ser considerada como fato consumado para a vitória, pois o número de indecisos, brancos e nulos se aproximam de 30% do eleitorado, e até outubro esse cenário pode mudar.
Um fator que poderá pesar contra Lula é a gestão de Vado da Farmácia, candidato apoiado pelo socialista em 2012, que por ser muito rejeitada poderá cair no colo de Lula e puxá-lo para baixo no decorrer da eleição. Pelos números a vantagem de Lula sobre Betinho é de apenas 16 mil votos, levando em consideração que a média de votos válidos deve ficar em torno de 128 mil votos retirando a abstenção, brancos e nulos.
Betinho precisa ampliar seu contingente em pouco mais de dez mil votos para reverter a vantagem de Lula. Difícil? Pode ser. Mas tudo dependerá da forma como a campanha será conduzida. Diferentemente de 2008 e 2012, Betinho ganhou uma grande experiência com o mandato em Brasília e boa interlocução na capital federal, isso poderá ser importante para a captação de recursos para o município caso venha a ser prefeito.
No caso de Lula o fato de ter sido preterido na disputa pela primeira-secretaria sofrendo uma derrota acachapante para Diogo Moraes e igualmente ter sido preterido pelo governador Paulo Câmara para assumir uma importante secretaria no estado fará com que o Palácio tenha uma divida moral com o socialista de permitir-lhe apoio para buscar a prefeitura, porém como o governo de Pernambuco tem enfrentado dificuldades na gestão, o peso de Paulo Câmara será secundário nas eleições deste ano, inclusive no Cabo.
Lula Cabral também não poderá contar com a presença de Eduardo Campos esse ano, que em 2012 foi indispensável para a vitória de Vado da Farmácia, afilhado de Lula, ganhar a disputa. Isso igualmente poderá ter reflexos negativos na postulação socialista. Se tem uma eleição que deverá ser animada em outubro, essa será a do Cabo de Santo Agostinho.
Raffiê Dellon – O PSDB de Caruaru decidiu lançar a candidatura de Raffiê Dellon a prefeito em outubro. Todos os nomes do partido que estavam colocados abdicaram do projeto para abraçar o jovem político, que tem construído sua trajetória com muita disposição e determinação. Ainda que não venha a vencer a disputa, Raffiê poderá se consolidar na capital do forró após a disputa.
Chapa – Muitos pré-candidatos a vereador do Recife pelo PSDB estão preocupados com a chapa proporcional do partido, uma vez que em 2012 a sigla só deu oito mil votos de legenda, e graças a uma coligação com o PTdoB elegeu três vereadores, sendo dois tucanos: André Régis e Aline Mariano. Esse ano o partido busca repetir o desempenho mas está complicado.
Outras siglas – Não é apenas o PSDB que tem enfrentado este problema, outras legendas como DEM, PMDB e PSD dificilmente elegem vereadores se disputarem sozinhos. Por isso muitos estão querendo se abrigar no chapão do PSB, que apesar de difícil elege pelo menos dez vereadores.
Marília Arraes – A vereadora Marília Arraes, que oficializa sua filiação amanhã ao PT, em entrevista a agência de notícias do partido afirmou que tentará a reeleição para a Casa José Mariano e aposta alto na vitória de João Paulo no segundo turno contra o atual prefeito Geraldo Julio.
RÁPIDAS
Complicado – Cada dia que se passa o ex-presidente Lula fica mais encrencado com a história do sítio em Atibaia. Agora uma nota fiscal comprova a compra de pedalinhos para o sítio feita por um segurança do ex-presidente, e que estão no sítio com os nomes dos netos do petista. Fica difícil se desvencilhar do sítio.
Ameaçado – O agora ex-ministro da Justiça José Eduardo Cardozo confessou a amigos que se sentiu ameaçado, chegando a temer pela própria vida por conta de não ter tentado barrar a Operação Lava-Jato.
Inocente quer saber – Quem fez José Eduardo Cardozo se sentir ameaçado?