PSL caminha para ser sigla robusta em Pernambuco
Fundado em 1994, o PSL nunca teve muita relevância a nível nacional. No âmbito estadual a mesma coisa, sendo considerada uma sigla nanica. Seu presidente nacional, o ex-deputado federal Luciano Bivar chegou a disputar a presidência da República em 2006, mas obteve um resultado pouco expressivo.
Nas eleições de 2014 Luciano Bivar montou uma coligação que daria tudo certo para que ele fosse eleito deputado federal, mas além de ter uma votação aquém do esperado, teve uma surpresa com a votação de Kaio Maniçoba (PHS), que obteve mais votos que ele, acabando eleito para a Câmara dos Deputados.
Mesmo não vencendo a disputa, Luciano Bivar está conseguindo construir o PSL a nível estadual o colocando no rol das legendas mais importantes do estado. Nas eleições de 2014 o partido emplacou Socorro Pimentel para a Casa Joaquim Nabuco, e agora com a abertura da janela da infidelidade a expectativa é que possa aumentar a representatividade. Na Casa Joaquim Nabuco o deputado Beto Accioly confirmou a sua ida para o PSL após oficializar sua saída do Solidaridade. O deputado Professor Lupércio, também eleito pelo Solidariedade deverá oficializar sua ida para o PSL, com isso a sigla passará a ter três deputados estaduais.
As aquisições não param por aí. Na bancada federal dois nomes deverão oficializar a filiação ao partido nos próximos dias. O deputado Kaio Maniçoba, que é filiado ao PHS, está em negociações avançadas com a sigla de Bivar, além dele o deputado federal Cadoca, que está na condição de suplente em exercício, também deverá se filiar ao PSL, saindo do PCdoB, partido que nunca teve a menor identificação.
Com a confirmação das filiações, o PSL saltará de apenas uma deputada estadual para três estaduais e dois federais. Articulações que podem impactar nas eleições municipais de outubro, uma vez que a sigla tem quinze pré-candidatos a prefeito. Agora mais robusto, o PSL será melhor valorizado pelos candidatos majoritários nas eleições municipais. Toda a movimentação do partido aconteceu com o aval do Palácio do Campo das Princesas, leia-se secretário Antonio Figueira e governador Paulo Câmara.
Alexandre Lacerda – Pré-candidato a vereador do Recife, o ex-vereador Alexandre Lacerda deverá seguir o cunhado Beto Accioly na ida para o PSL. Nas eleições de 2012 Alexandre montou o PRTB mas acabou ficando em segundo lugar, como o partido elegeu apenas um, a vaga ficou com Aderaldo Pinto. Com a ajuda de Beto, Alexandre terá boas condições de voltar para a Casa José Mariano em outubro.
TJPE – Na disputa pelo Quinto Constitucional, que definirá o novo desembargador do TJPE, os seis mais votados foram José Antônio, Carlos Gil, Simone Duque de Miranda, Henrique Mariano, Silvio Neves Baptista Filho e Ricardo Costa Pinto Filho. Eles agora serão votados pelos desembargadores do TJPE, que escolherão uma lista tríplice para o governador Paulo Câmara dar o seu veredito.
TRT – Já pelo Quinto Constitucional do TRT 6ª Região os escolhidos foram Roberta Caúla, Eduardo Pugliesi, Márcia Rino, Ricardo Varjal, Juliana Cruz e Leonardo Coelho, que serão votados pelos desembargadores do TRT6 para a escolha de uma lista tríplice que será submetida a escolha da presidente Dilma Rousseff.
Favoritos – Agora para a escolha da lista tríplice do TJPE os favoritos são Ricardo Costa Pinto Filho, Silvio Neves Baptista Filho e José Antônio, que é defensor público e foi o candidato mais votado. Já para o TRT6 os favoritos são Leonardo Coelho, Márcia Rino e Roberta Caúla, a candidata mais votada na OAB.
RÁPIDAS
Palmares – O presidente da Câmara de Palmares vereador Luciano Júnior está muito animado com sua candidatura a prefeito em outubro pelo PV. Luciano tem circulado bastante no município, conversando com os eleitores e poderá ser uma grande surpresa na eleição municipal daquela cidade.
Compaz – Uma das promessas de campanha do prefeito Geraldo Julio em 2012, o primeiro Compaz dos cinco prometidos será inaugurado no dia 12 de março, exatamente no aniversário do Recife. Ele será no Alto Santa Terezinha e se chamará “Governador Eduardo Campos”.
Inocente quer saber – Lula também gostava de ganhar “acarajé”?