A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes anunciou, para esta sexta-feira (26/02), a antecipação do salário (fevereiro) dos funcionários municipais (servidores efetivos, contratados e aposentados, além dos comissionados). Com a medida, serão injetados cerca de R$ 30 milhões na economia municipal, valor aproximado da folha. A medida não é inédita: vem sendo adotada pela gestão do prefeito Elias Gomes (no oitavo ano, o quarto do segundo mandato) sempre que o calendário abre a possibilidade de um favorecimento aos servidores, mesmo em meio à crise que atinge o País.
A secretária de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Econômico, Mirtes Cordeiro, explica que esta determinação vem desde o início do primeiro mandato da gestão Elias, em 2009, quando o atual prefeito assumiu a gestão municipal com algumas folhas em aberto, e é fruto de um bom planejamento. Diz, ainda, que os servidores não podem ser penalizados pela crise nacional e, portando, devem receber os salários em dia e, quando possível, até de forma antecipada, como é o caso agora.
“Realizamos um trabalho rígido de planejamento e monitoramento das ações, buscando reduzir os custos, garantindo os serviços aos cidadãos e a remuneração dos servidores”, completou Mirtes Cordeiro, lembrando ainda que, desde 2009, Jaboatão divulga e cumpre rigorosamente o calendário mensal de pagamentos.
O prefeito Elias Gomes também desataca a importância do planejamento nas gestões públicas, para que seja possível o cumprimento da folha de pagamento, e reforça que, no atual momento, o funconalismo não deve ser penalizado com a crise nacional. “A decisão é de que nem o servidor e nem a população vão pagar pela crise. Fizemos os cortes necessários, para continuar beneficiando os cidadãos do nosso município. A antecipação dos salários demonstra que Jaboatão sabe o que é a sua prioridade”, enfatizou.
Em busca de novo incremento na receita, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes segue com a campanha de arrecadação 2016, voltada para o pagamento de tributos, especialmente o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).