A Coordenação do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) de Gravatá aprovou o reordenamento da rede municipal de ensino proposto pela Prefeitura. A medida vai beneficiar 235 estudantes gravataenses da zona rural, que passarão a ter escolas de melhor qualidade e não precisarão assistir aulas em turmas multisseriadas – onde alunos de anos diferentes estudam na mesma sala.
O apoio foi ratificado em reunião, na manhã desta sexta-feira (12), entre os coordenadores do MST, Rinaldo Barbosa de Lima e Erivaldo Ferreira de Lira, o Grandão, com os secretários Maria Ângela Andrade (Educação) e Arthur Cunha (Governo, Comunicação e Imprensa).
Depois de concordar com o reordenamento da rede nos distritos de Avencas, Mandacaru e Russinhas, a coordenação do MST solicitou a mesma ação para os assentamentos de Várzea Grande, Perseverança e Palmeiras, todos localizados na zona rural de Gravatá. A solicitação foi atendida pelos gestores municipais.
“Estamos felizes pelo apoio do MST. A ação é importante para que os estudantes tenham um ganho pedagógico no seu aprendizado, uma vez que eles estarão matriculados por idade em turmas seriadas e não multisseriadas”, argumentou Maria Ângela Andrade.
“Depois que fomos esclarecidos sobre a importância do reordenamento, aprovamos a iniciativa da Secretaria de Educação e solicitamos que o mesmo fosse feito nas nossas escolas. Agora, acreditamos que, se os nossos alunos estudarem em salas de aula, matriculados por idade, eles terão uma maior qualidade no aprendizado”, pontuou Rinaldo Barbosa de Lima.
O apoio se deu depois que a secretária de Educação esteve nos assentamentos conversando e explicando a importância do reordenamento nas seguintes unidades: Escola Municipal Santa Maria Gorete (anexo), Escola Municipal Padre Machado e Escola Municipal Rosa Mística.
A partir da conversa, ficou decido que a Escola Santa Maria Gorete (anexo) sairia da casa de taipa, onde funcionava, para uma casa de alvenaria, no mesmo endereço, onde os alunos terão mais conforto para aprender. A unidade, além de ganhar novo endereço, também recebeu bancas, armário, geladeira e fogão, além de birô e botijão de gás.
Na mesma ocasião, também ficou decidido que a Escola Municipal Padre Machado passará por uma reforma para atender, no próximo mês, os estudantes reordenados da Escola Municipal Rosa Mística.