O teste de fogo de Geraldo Julio
Na última sexta-feira o Recife enfrentou um caos com a chegada de ventos com velocidade de 80 km/h, além de raios, trovões e relâmpagos. Parte significativa da cidade ficou sem energia por um pequeno período, enquanto outras partes chegaram a passar mais de 24 horas sem energia. Diante do cenário caótico, Geraldo Julio teve a serenidade de vistoriar pessoalmente os estragos causados pelos ventos e as chuvas, exigindo uma maior celeridade nas ações para restabelecer a normalidade por parte da Emlurb e da Celpe.
Opositores do prefeito quiseram politizar o caso, como se o gestor pudesse ser responsável por um acontecimento de ordem natural. O que ele poderia fazer, dentro das suas possibilidades, foi feito. Óbvio que ninguém gosta de ficar sem energia por muito tempo, não só pela escuridão, como também pela perda de alimentos e principalmente pelo risco de assaltos viabilizados pela falta de energia.
Completando pouco mais de três anos como chefe do executivo municipal, essa foi provavelmente a maior prova de fogo que Geraldo Julio enfrentou. Além de ter mobilizado a sua equipe para traçar as estratégias de ações num momento crítico, soube utilizar bem as redes sociais para manter a população informada do que estava acontecendo e também orientar as pessoas como agir neste momento de caos.
Momentos como os da última sexta-feira servem para diferenciar os gestores públicos profissionais daqueles que utilizam o cargo de prefeito apenas para satisfazer o seu ego. Geraldo Julio, ao colocar o pé na estrada, mostrou que está no primeiro grupo, evidenciando a sua responsabilidade com o povo que o elegeu, mas sobretudo fazendo valer o cargo que ocupa. Obviamente existem gargalos na gestão que merecem ser questionados por seus opositores, mas culpá-lo pelo ocorrido sexta ou não reconhecer a sua postura diante da adversidade, é no mínimo irresponsabilidade e falta de senso crítico.
Culpa – Como as eleições estão chegando os ânimos já estão se acirrando, ao ponto de opositores do prefeito Geraldo Julio quererem culpá-lo pela ponte de ferro do Classic Hall ter cedido durante a passagem do público que foi participar do Baile Municipal no último sábado. Como se o prefeito fosse o responsável por dar a manutenção em um empreendimento privado, ou até mesmo das pessoas se aglomerarem numa ponte sem considerar os riscos de uma superlotação.
Bloco – O Bloco Mi-Au, idealizado por Claucione Lemos, pré-candidata do PSDB a vereadora de Jaboatão dos Guararapes, reuniu cerca de 500 pessoas e 250 animais ontem no bairro de Candeias. O evento serviu de pontapé inicial para consolidar a candidatura de Claucione, que terá como principal bandeira na Câmara Municipal a defesa da causa animal.
Daniel Coelho – Pré-candidato a prefeito do Recife pelo PSDB, o deputado federal Daniel Coelho circulou ontem por vários blocos carnavalescos na capital pernambucana. Ele foi acompanhado de assessores e de vários pré-candidatos a vereador, dentre eles Haroldo Duarte e Rodrigo Barros, ambos filiados ao PSDB.
Reunião – O governador Paulo Câmara estará reunido hoje em Brasília na sede do Governo do Distrito Federal com outros doze governadores para debater uma pauta de reivindicações conjuntas para encontrar uma saída para a crise. Posteriormente os governadores levarão as suas ideias a representantes do governo federal.
RÁPIDAS
Mudanças – Os vereadores do Recife Gilberto Alves (PTN), Marilia Arraes (PSB) e Marcos Menezes (DEM) deverão trocar de partido nos próximos meses. Marcos deverá voltar para o PMDB, Marilia cogita migrar para o PDT e Gilberto Alves poderá se filiar ao PSB, partido ao qual sempre foi ligado. Na Alepe Alvaro Porto e Romário Dias estão de malas prontas para saírem do PTB.
Fernando Bezerra Coelho – O senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) visitou 31 municípios no mês de janeiro, se reunindo com 35 prefeitos, 13 ex-prefeitos, dezenas de vereadores, o prefeito do Recife Geraldo Julio e o governador Paulo Câmara. Na pauta a crise política e os rumos da economia no país.
Inocente quer saber – O que motivou a discussão entre o prefeito Geraldo Julio e o advogado Antônio Campos sábado no Baile Municipal?