Lula a cada dia caminha para mais perto do precipício
O ex-presidente Lula deixou o Palácio do Planalto em janeiro de 2011 como um dos presidentes mais populares da história do Brasil. Isso foi possível, dentre outras coisas, graças a situação econômica do país, que até a sua saída do cargo era a melhor possivel. Mesmo diante de escândalos de corrupção, Lula conseguiu sair ileso de quase todos eles.
Lula foi o responsável pela vitória de Dilma Rousseff em 2010 e também teve significativa parcela de contribuição para que ela fosse reeleita em 2014. Cinco anos depois de deixar o cargo máximo da república, Lula se vê cada vez mais acuado. O fracasso do governo Dilma fez com que ele se tornasse alguém odiado por determinados setores da sociedade. E os escândalos de corrupção diminuiram significativamente o seu lastro político.
Fica cada vez mais evidente que Lula se utilizou do cargo para viabilizar negociatas, não só em proveito do projeto de poder do PT, como principalmente em proveito próprio. Lula é hoje um dos homens mais ricos do Brasil, cuja fortuna certamente não foi adquirida com o salário de presidente da República durante oito anos. Esse enriquecimento sempre foi muito suspeito, e agora as denúncias de que ele é proprietário de um tríplex no Guarujá e um sítio em Atibaia, que foram reformados por empreiteiras envolvidas na operação Lava Jato, evidenciam que Lula não conseguirá mais sair ileso dos escândalos de corrupção.
A Lava Jato chegou no ex-presidente e hoje caminha para colocá-lo atrás das grades. Logo ele que se orgulhou tanto de não ter um diploma de nível superior, logo ele que fez apologia a ignorância. Agora corre o risco de ser preso e não poder desfrutar de uma cela especial. Pra quem estava cotado para ser novamente candidato a presidente em 2018, Lula caminha para ter que passar os seus dias dentro de uma penitenciária.
Os desdobramentos das investigações mostrarão para Lula e todos os demais corruptos, que o crime pode até ser satisfatório durante um determinado período, mas chega uma hora que fica comprovado que o crime definitivamente não compensa. Uma hora a verdade vem à tona, e quando ela chega destrói como um tsunami. Foi isso que aconteceu com o ex-presidente, que jogou no lixo a história mais incrível de um presidente da República que existia para se manter no poder a todo custo.
Palmares – O vereador Luciano Rodrigues, presidente da Câmara de Palmares, estuda ser candidato a prefeito em outubro. Filiado ao PV, Luciano está no exercício do seu segundo mandato como vereador. Como o prefeito João Bezerra (PSB) ostenta índices extremamente negativos, Luciano pode construir sua candidatura apostando na renovação da política.
Carpina – O deputado estadual Manoel Botafogo (PDT) segue como favoritíssimo para ocupar a prefeitura de Carpina a partir do ano que vem. O atual prefeito Carlinhos do Moinho (PSB) realiza uma gestão reprovada pela população carpinense e dificilmente conseguirá a reeleição em outubro. Carlinhos é considerado um dos piores prefeitos de Pernambuco.
Bonito – Caiu como uma “bomba” ontem na Prefeitura de Bonito, no Agreste de Pernambuco, um ofício do Ministério Público de Contas (MPCO) pedindo informações sobre os gastos municipais com a Festa de São Sebastião, ocorrida entre os dias 13 e 16 de janeiro. A programação do evento contou com a participação de artistas como Luan Santana e Wesley Safadão. O MPCO recebeu denúncia dos servidores municipais de que parte das verbas salariais estão atrasadas, o que poderia implicar o prefeito em improbidade. Jornais e revistas nacionais dizem que o cachê mínimo de Safadão é 500 mil reais por show.
Nilton Mota – O secretário de Agricultura de Pernambuco Nilton Mota será candidato a prefeito de Surubim pelo PSB em outubro. Ele espera montar uma ampla frente em torno da sua candidatura para que construa as condições de vitória. Na condição de deputado estadual licenciado, caso se eleja prefeito, Nilton abrirá uma vaga na coligação da Frente Popular para um suplente em definitivo.
RÁPIDAS
Danilo Cabral – Secretário de Planejamento, Danilo Cabral é deputado federal licenciado pelo segundo mandato. Pelo trabalho que tem realizado na secretaria, Danilo tem crescido política e eleitoralmente a ponto de ser considerado favorito à reeleição em 2018 como um dos mais votados, ou até mesmo disputar uma vaga ao Senado.
Antipático – Pré-candidato a prefeito de Olinda pelo PSB, o advogado Antônio Campos tem recebido críticas de quem conversa com ele sobre política. É considerado antipático e até mesmo arrogante por quem tentou estabelecer um diálogo. Tonca se mostra completamente diferente do irmão, o ex-governador Eduardo Campos, que além de um animal político, quando queria também era a simpatia em pessoa.
Inocente quer saber – Qual será o próximo partido que flertava com Daniel Coelho e fechará com Geraldo Julio?