A reaproximação de Paulo Câmara e Armando Monteiro
Nas eleições de 2010 quando Eduardo Campos disputou a reeleição ao governo de Pernambuco, o PSB teve na sua chapa o então deputado federal Armando Monteiro, que em 2006 contribuiu para a vitória de Eduardo contra Mendonça Filho no segundo turno. Armando disputou o Senado e foi o mais votado na chapa da Frente Popular. Desde que assumiu o mandato no Senado que Armando deu ciência a Eduardo e ao PSB que nutria o desejo de ser governador de Pernambuco.
No final de 2011 o senador foi o primeiro a anunciar que não apoiaria a reeleição do prefeito João da Costa, e em 2012 com a confirmação da candidatura de Geraldo Julio a prefeito do Recife foi um dos primeiros partidos a oficializar o apoio ao PSB. A eleição de 2014 colocou em lados opostos PSB e PTB com a escolha de Paulo Câmara para liderar a Frente Popular rumo ao Palácio do Campo das Princesas.
Na disputa, com a morte de Eduardo Campos, Paulo Câmara subiu nas pesquisas como um foguete e isso desnorteou a candidatura de Armando Monteiro, que acabou derrotada por uma larga margem de votos. Desde o processo eleitoral Paulo Câmara e Armando Monteiro ficaram afastados, porém as circunstâncias políticas fizeram com que o líder socialista e o líder petebista voltassem a dialogar. Após o primeiro ano para lamber as feridas da derrota, Armando volta à cena política do estado, e de acordo com fontes petebistas e socialistas, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e o governador de Pernambuco estão mais afinados do que o grande público imagina.
O governador precisa dialogar com o ministro, que por sua vez precisa manter uma boa sintonia com Pernambuco para fortalecer as parcerias do governo federal. No meio disso uma disputa municipal onde tanto o PSB quanto o PTB querem, antes de tudo, manter as suas principais prefeituras em outubro. Uma relação mais cordial entre Armando e Paulo pode contribuir para que cada partido possa manter seus espaços de poder espalhados por todo o estado.
Esse diálogo não siginifica que o PTB possa aderir de imediato ao governo Paulo Câmara, muito menos que o PSB possa se aliar ao governo Dilma Rousseff pelas mãos do ministro Armando Monteiro, mas pode diminuir bastante o clima acirrado que ficou consolidado durante e após o processo eleitoral de 2014.
Os desdobramentos desse diálogo podem resultar num primeiro momento em maior agilidade na liberação de recursos do governo federal para Pernambuco, e também em melhor relação entre o governo do estado com as prefeituras comandadas pelo PTB. E passado o processo eleitoral de 2016, pode ser que o PTB de Armando volte a integrar a Frente Popular, com isso o petebista voltaria a ficar em evidência para tentar a reeleição para o Senado. Tudo isso pode não passar de uma mera teoria da conspiração, mas Armando e Paulo têm conversado, e onde há fumaça, há fogo!
Faixa Azul – O prefeito Geraldo Julio inaugura hoje mais uma faixa exclusiva para o transporte público, desta vez na Av. Conselheiro Aguiar, que só foi possível após a liberação da Via Mangue. O “corredor”, que começa na altura da Rua Barão de Souza Leão em Boa Viagem e vai até a Av. Antonio de Gois no Pina, tem extensão de 5,8 km. Com a nova intervenção a cidade passa a ter 42,66 km de corredores exclusivos para o transporte público.
Prazo de validade – Não é só o secretário de Defesa Social Alessandro Carvalho que está insustentável no cargo. Além de Alessandro, que perdeu as condições políticas de continuar no cargo por conta do aumento do número de homicídios, o secretário de Direitos Humanos Pedro Eurico, responsável pelos presídios que foram arrombados recentemente, não tem o menor clima para continuar no cargo. Se o governador Paulo Câmara mantiver os dois no seu secretariado passará a ser co-responsável pela crise que está se instalando na segurança pública do estado.
Inauguração – O ministério do Trabalho e Previdência Social e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) inauguram hoje uma agência da Previdência Social em São Bento do Una, no Agreste Meridiomal. A prefeitura comandada por Debora Almeida (PSB) comemora a inauguração do empreendimento que facilitará a vida dos moradores do município e de cidades vizinhas.
Agenda 40 – Saúde, segurança pública e infraestrutura serão os temas da primeira Agenda 40 de Petrolina em 2016. O debate será realizado nesta segunda-feira pelo PSB no bairro Cosme e Damião a partir das 19h. O evento marca a retomada das atividades do partido comandado pelo deputado Miguel Coelho, que deve realizar ainda no primeiro semestre outras seis agendas na capital do São Francisco.
RÁPIDAS
Vice – O deputado Daniel Coelho, pré-candidato do PSDB a prefeito do Recife, considera a deputada Priscila Krause (DEM) como uma excelente vice para a disputa de outubro. A chapa seria bastante leve e teria um significativo tempo de televisão.
Correção – O prefeito Elias Gomes enviou um projeto de Lei para ser apreciado pela Câmara Municipal que corrige a alíquota dos servidores para o benefício da aposentadoria de 11% para 14%, e adapta a concessão das novas aposentadorias às mudanças da Constituição Federal. Com essas mudanças a prefeitura espera corrigir distorção na previdência municipal. Medidas semelhantes estão sendo tomadas em estados e municípios espalhados pelo Brasil.
Inocente quer saber – Quando o governador Paulo Câmara oficializará as saídas de Pedro Eurico e Alessandro Carvalho?