O 1º Levantamento Rápido de Infestação de 2016, o LIRAa, identificou as áreas com maior índice de possíveis e prováveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti no município. Socorro, Dois Carneiros, Curado I, Curado IV e Vista Alegre foram os bairros apontados. Por isso, durante a próxima semana, da segunda, 25, até a sexta-feira, 29, 57 soldados do Exército voltam a estas localidades para ajudar os agentes de endemia, os voluntários e todas as equipes da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes no combate e na prevenção da proliferação do mosquito transmissor da dengue, da chikungunya e da zika.
Entre as ações desenvolvidas neste sentido, está a remoção de entulhos. Desde o período em que as ações de prevenção começaram a ser intensificadas, 40 toneladas de entulhos já foram retiradas das ruas de Jaboatão. O descarte irregular de inservíveis, assim como o seu acumulo nas vias, dá origem à potenciais criadouros de larvas. O Governo Municipal tem mantido seu foco nessa e em outras ações de combate desde o dia 7 de dezembro, após todo o Estado de Pernambuco ter sido acometido por um aumento nos casos das três endemias. Além disto, outra ação direta de prevenção é a visita e inspeção nos domicílios do município. Aproximadamente 20 mil imóveis já foram visitados.
As visitas às casas dos cidadãos jaboatanenses funcionam como aulas práticas de como combater os criadouros do Aedes Aegypti. Pesquisas feitas pelos agentes de endemias mostram que mais de 80% dos criadouros de larvas estão nas casas das pessoas por descuido destas. O trabalho de conscientização também vendo sendo feito, através de dicas essenciais para reduzir o número de pessoas infectadas. Lavar bem baldes e tonéis, deixá-los cobertos, revirar aqueles que não estão sendo utilizados, limpar a calha das casas, encher a borda dos vasos de planta com areia, ter cuidado especial com plantas aquáticas, entre outras.
A presença dos soldados do Exército contribui com o trabalho e reforça a importância de permanecer atento aos cuidados que precisam ser tomados tanto para reduzir ou erradicar os criadouros quanto para cuidar de pessoas que já tenham sido infectadas pelo mosquito. A nova missão de toda equipe da Prefeitura terá início a partir da próxima segunda-feira, na Rua 21 de Abril, em Socorro, próximo ao Centro de Referência da Assistência Social. Confira abaixo as outras datas e locais.
26/01 – Avenida Manoel Carneiro Leão, em Dois Carneiros (Regional Cavaleiro), na Unidade de Saúde da Família 3 de Dois Carneiros Baixo;
27/01 – Rua 15, no Curado I, em frente à Unidade de Saúde da Família do local;
28/01 – Rua 14, no Curado IV, em frente à Padaria Prima Pão;
29/01 – Rua Frei Jaboatão, em Vista Alegre (Jaboatão Centro). O ponto de encontro será na Escola Frei Jaboatão.