Elias Gomes é o principal quadro do PSDB, mas 2018 ainda está distante
O vereador do Recife André Régis afirmou numa entrevista que o PSDB deverá ter candidato próprio a prefeito do Recife em outubro e que esse nome será o deputado federal Daniel Coelho. A afirmação tem legitimidade primeiro por Régis ser o presidente municipal da sigla, depois que Daniel Coelho foi o nome do PSDB em 2012 contra o mesmo Geraldo Julio, e obteve uma expressiva votação para prefeito. A eleição de 2016 tem mais é que ser discutida mesmo e já está na hora dos partidos prepararem os seus nomes para a disputa.
No caso da outra afirmação de que o PSDB deveria entregar os cargos que possui no governo Paulo Câmara, que o partido deverá lançar um candidato a governador em 2018 e que esse nome será o atual prefeito de Jaboatão dos Guararapes, aí o vereador está fugindo da sua alçada e antecipando coisas que não devem ser discutidas neste momento.
De todo modo vale ressaltar o posicionamento de André Régis em reconhecer Elias Gomes como a maior liderança política do PSDB pernambucano. Além de possuir um extraordinário currículo, tendo sido prefeito do Cabo de Santo Agostinho por duas vezes, de Jaboatão dos Guararapes por duas vezes, deputado estadual, administrador de Fernando de Noronha e secretário estadual, Elias Gomes conhece como poucos os meandros da política.
Em 2008 foi capaz de conquistar uma das vitórias mais históricas da política pernambucana quando se elegeu ainda no primeiro turno prefeito de Jaboatão, evidenciando a sua capacidade de aglutinação e visão de futuro, corroborando a marca de gestor qualificado e líder político consolidado. Obviamente com todos esses predicativos, Elias é nome não só para disputar o governo de Pernambuco pelo PSDB em faixa própria como também integrar a chapa de reeleição do governador Paulo Câmara sendo candidato a uma das duas vagas de senador que estarão em disputa em 2018.
O PSDB é um parceiro do PSB não só pelo fato do partido do governador Paulo Câmara ter apoiado Aécio Neves no segundo turno de 2014, mas principalmente pela aliança firmada entre Eduardo Campos e Sérgio Guerra, falecidos em 2014, que deve ser respeitada ao menos até 2018, quando essa questão será efetivamente discutida.
Antecipar 2018, no caso do PSDB que precisa ampliar o leque de prefeitos e vereadores em 2016, não é a melhor estratégia a ser adotada.
Gafes – Na sua visita ao Recife ontem para a inauguração da Via Mangue, a presidente Dilma Rousseff cometeu suas gafes habituais. Além de não mencionar João Lyra Neto, Mendonça Filho e Jarbas Vasconcelos no rol dos governadores que passaram pela execução da Via Mangue, Dilma chamou a obra de “Vila Mangue” e se referiu ao Aedes Agypt como “mosquito zika”.
Desorganização – O evento de ontem foi um show de desorganização por parte da secretaria-geral da presidência da República. Além de terem montado a estrutura de palco na pista da Via Mangue podendo ser colocada no terreno ao lado da obra para evitar atrapalhos, o credenciamento do evento foi absurdamente desorganizado, fazendo com que autoridades e imprensa demorassem bastante pra poder entrar na área reservada.
Honestidade – O ex-presidente Lula zomba da cara dos brasileiros após ter conseguido quatro vitórias consecutivas para o PT em eleições presidenciais. A última foi afirmar que não existe ninguém mais honesto do que ele. Se ele não roubou, apesar de haver inúmeros indícios de que houve algumas condutas equivocadas do ex-presidente, ele certamente deixou roubar, uma vez que os maiores expoentes do PT estão presos por corrupção. Então ele pode ser tudo, menos honesto.
Santa Cruz do Capibaribe – O Ministério Público Eleitoral formulou uma denúncia contra cinco pessoas em Santa Cruz do Capibaribe após receber os autos de uma investigação realizada pela Polícia Federal. O caso ocorreu em 2008 e envolveu aliados do hoje prefeito Edson Vieira (PSDB) na campanha eleitoral com compra de votos. Eles foram indiciados por formação de quadrilha e corrupção eleitoral. Dentre os envolvidos estão a primeira dama Alessandra Vieira.
RÁPIDAS
Altruísmo – O prefeito do Recife Geraldo Julio durante o seu discurso na inauguração da Via Mangue realizou um gesto largo quando fez questão de dividir os louros da obra com os ex-prefeitos Roberto Magalhães, João Paulo e João da Costa, mesmo o socialista tendo sido responsável por 62% da execução da obra.
Calendário – Servidores do governo de Pernambuco e da prefeitura do Recife estão bastante apreensivos porque até o presente momento nem o governador Paulo Câmara nem o prefeito Geraldo Julio divulgaram o calendário de pagamentos de 2016. Com as notícias de parcelamento de salários espalhadas por todo o Brasil, os servidores do Recife e de Pernambuco já estão colocando as barbas de molho.
Inocente quer saber – O prefeito Geraldo Julio saberá capitalizar a inauguração da Via Mangue para a sua reeleição?