Elias Gomes amplia palanque de Conceição Nascimento
O prefeito Elias Gomes já definiu que a sua candidata será a secretária de Mobilização e Desenvolvimento Social de Jaboatão Conceição Nascimento. Como ela é relativamente desconhecida do grande público por nunca ter disputado eleição, o prefeito tem agido no intuito de criar a maior frente política já vista no município para não haver surpresas.
Após praticamente oficializar o apoio do deputado Cleiton Collins ao projeto de Conceição, Elias agiu rápido e conseguiu o apoio do também deputado Joel da Harpa, que vez por outra estava se colocando como pré-candidato a prefeito. Ontem, Joel além de aparecer ao lado do prefeito, discursou dizendo que o município não pode voltar ao passado, numa clara demonstração de que também está fechado com Conceição. A estratégia do tucano é isolar nomes como Edmar de Oliveira, Adelson Veras e outros pré-candidatos de menor potencial para que a disputa seja um verdadeiro passeio.
O prefeito deixou que Heraldo Selva (PSB) e Mirtes Cordeiro (PPS) se movimentassem no município como pré-candidatos, mas o objetivo do tucano é que tanto Heraldo quanto Mirtes possam lá na frente oficializar o apoio a Conceição. Mirtes, inclusive, é vista como uma possível candidata à vice-prefeita de Conceição, reeditando a chapa PSDB/PPS que elegeu Elias e Edir Peres em 2008.
Construindo a frente política que o prefeito almeja dia e noite, Elias poderá entrar para a história do município ao eleger a primeira mulher a governar Jaboatão. O resultado de outubro será vital para a carreira política do tucano, que também sonha em figurar a chapa majoritária da Frente Popular em 2018 como candidato a senador. Caso eleja Conceição e assuma o PSDB estadual, Elias será um ator importante até a sucessão estadual, falando grosso na formação da chapa de reeleição do governador Paulo Câmara.
Negociação – O deputado federal Daniel Coelho, pré-candidato a prefeito do Recife pelo PSDB, negocia o apoio de três legendas. São elas: o PEN, o PV e o PSL. Outro partido que pode ser convidado a apoiar o tucano é o PMN do ex-vereador Sérgio Magalhães, que é visto como um excelente nome para ser o vice na chapa encabeçada por Daniel.
Negativo – A deputada estadual Priscila Krause estava bastante animada para ser a candidata do DEM a prefeita do Recife em outubro. Porém o deputado federal Mendonça Filho já deu-lhe ciência de que ela não terá legenda para a disputa, uma vez que o partido comanda a secretaria de Desenvolvimento Econômico na PCR e o Lafepe no governo Paulo Câmara, e Mendonça não está nem um pouco disposto a abdicar dos cargos que indicou.
Camarote – O deputado Tony Gel, pré-candidato a prefeito de Caruaru pelo PMDB tem assistido de camarote a briga entre José Queiroz e João Lyra Neto para indicar o nome do PSB para a disputa pela prefeitura. Tony Gel já foi prefeito duas vezes e está bastante confiante de que pode emplacar a terceira vez na capital do Agreste em outubro.
Inauguração – Após ser iniciada na gestão de João Paulo e receber a obra com apenas 38% executada, o prefeito Geraldo Julio inaugura hoje a segunda etapa da Via Mangue. Em apenas três anos Geraldo conseguiu entregar a maior obra de mobilidade do Recife nos últimos vinte anos. A via estará liberada para o tráfego no próximo domingo e deve ajudar a desafogar o trânsito nas avenidas Boa Viagem e Conselheiro Aguiar.
RÁPIDAS
Candidato – O prefeito do Cabo de Santo Agostinho Vado da Farmácia decidiu apoiar a candidatura do vereador Gessé Valério a sua sucessão. O anúncio será feito hoje numa rádio do município. Vado foi apoiado por Lula Cabral mas depois rompeu com o padrinho. Com isso a disputa no Cabo deverá ser polarizada entre Gessé, Lula e Betinho Gomes.
Calumbi – Após o carnaval o empresário Gustavo Melo deverá intensificar as articulações visando a sua candidatura a prefeito de Calumbi pelo PSD. Em novembro o empresário anunciou que havia desistido de disputar a prefeitura porque não estava aguentando o ritmo imposto a uma pré-candidatura anunciada com muita antecedência.
Inocente quer saber – Luciano Bivar estaria chateado com o PSB e por isso levará o PSL a apoiar Daniel Coelho?