Uma história de amor pelo Recife e pela política
Liberato Costa Júnior nasceu em 11 de abril de 1918 no Recife, aos 37 anos se elegeu vereador da capital pernambucana, ao longo dos anos foi se tornando um dos mais longevos políticos da história do Recife, ocupando o cargo de vereador por dez mandatos, um mandato de deputado estadual que foi cassado pela ditadura e chegou a ser, por dez meses, prefeito do Recife.
A sua maior alegria era participar do cotidiano da Casa José Mariano, sede do Poder Legislativo Municipal. Profundo conhecedor da história da capital pernambucana, também se mostrava um grande cientista político, até que chegou a idealizar o DataLiba, uma projeção dos eleitos para os cargos legislativos, que muitas vezes obteve elevada margem de acerto.
Nas eleições de 2008 Liba não conseguiu se reeleger, ficando sem mandato entre 2009 e 2010, até a eleição de Gustavo Negromonte para deputado estadual, quando a partir de janeiro de 2011 o decano da Casa José Mariano voltou para o seu habitat natural. Liba, como era conhecido, respirava política. Tinha uma característica peculiar que ultimamente tem saído de moda, de que o político devia servir ao povo.
A cidade do Recife era a sua grande paixão, e ser não apenas um dos vereadores, mais sim o eterno vereador do Recife, se tornou a sua marca registrada. Todos os políticos, sem exceção, que se prezam, buscaram ter uma aula com o grande mestre da política pernambucana. De hábitos simples, Liberato era direto em suas palavras, não tinha os subterfúgios habituais que encontramos em alguns políticos. O que ele tinha de dizer ele falava na lata. Geralmente os seus prognósticos eram certeiros.
Após a eleição de 2014 tive a oportunidade de conversar com ele por telefone, que fez questão de falar da trajetória política do meu pai, que foi vereador junto com ele, e de elogiar o “DataLyra”, o qual ele teve conhecimento por intermédio de André Campos. Na nossa última conversa Liba disse que dificilmente faria a sua habitual projeção para a Câmara do Recife em 2016, que a eleição de 2014 tinha sido o seu último prognóstico porque a saúde não permitia mais. Mesmo no alto dos seus quase cem anos, ele estava muito lúcido, como sempre foi.
A sua partida, aos 97 anos, põe fim a uma bela história de amor entre uma pessoa e uma cidade. Ele vivia pelo Recife, e a política foi a forma que ele encontrou de se dedicar integralmente à sua “amante”, como ele gostava de apelidar a capital pernambucana. Liberato se foi ontem, mas a sua vida está registrada para sempre na história da nossa cidade.
Prioridade – Substituindo o deputado federal Carlos Sampaio (SP), o novo líder do PSDB na Câmara dos Deputados Antonio Imbassahy (BA) afirmou que a sua prioridade será afastar a presidente Dilma Rousseff do cargo através do impeachment. Para o tucano baiano a economia brasileira foi arruinada pelo que ele chama de lulopetismo.
Convocação – Ainda ocupando o posto de líder do DEM na Câmara dos Deputados, o pernambucano Mendonça Filho afirmou que irá propor na comissão especial que analisará o impeachment da presidente Dilma Rousseff a convocação do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró para que ele possa explicar a menção que faz à presidente na sua delação premiada.
Cortes – A prefeitura do Recife anunciou ontem a sua programação para o Carnaval 2016. Com a festa orçada em R$ 25 milhões, R$ 15 milhões a menos que em 2015, a prefeitura espera manter o alto nível do evento. O montante será angariado junto à iniciativa privada para dividir os custos com a gestão municipal. Estão na grade de programação os artistas: Luiza Possi, Jorge Aragão, Jota Quest e Fundo de Quintal.
Assessoria – O presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha (PMDB/RJ) afirmou que a liderança do PMDB na Câmara não pode se transformar num assessor do governo ou alguém que o represente. Para Cunha, o líder do PMDB tem que representar a bancada. O recado do presidente da Câmara teve endereço certo: o deputado Leonardo Picciani (RJ).
RÁPIDAS
União – O ministro da Defesa Aldo Rebelo (PCdoB/SP) esteve ontem em Pernambuco e defendeu a manutenção da aliança do seu partido com o PT na disputa pela prefeitura de Olinda. O PCdoB pretende lançar a deputada Luciana Santos, enquanto o PT almeja lançar a deputada Teresa Leitão, que já abdicou várias vezes de entrar na disputa para preservar a aliança entre os partidos.
Painel – É com muita satisfação que anunciamos a volta do Painel do Lyra, que continuará a ser veiculado pela TV Guararapes, que passou por uma uma grande reformulação e trará uma série de novidades. Estamos fechando um convidado de peso para selar o retorno do programa. Conto com a sua audiência.
Inocente quer saber – Liberato Costa Júnior receberá homenagens à altura da sua importância para o Recife?