Primeiro semestre definirá viabilidade de Geraldo Julio
Eleito prefeito do Recife em 2012 no primeiro turno com o apoio do então governador Eduardo Campos, Geraldo Julio assumiu em janeiro de 2013 com a incumbência de tirar o Recife da letargia imposta pelas três gestões do PT, sobretudo a última com João da Costa. Uma das promessas de campanha na época era fazer com que Recife andasse no ritmo de Pernambuco.
Passados três anos, muita coisa aconteceu, dentre elas a morte de Eduardo Campos, a vitória de Paulo Câmara para governador e a deflagração de uma crise econômica sem precedentes capitaneada pelo governo federal que prejudicou as gestões municipais e estaduais. As promessas de campanha de Geraldo ficaram mais difíceis de serem executadas, mas isso não significa que elas não sairiam do papel.
Chegando ao quarto ano da gestão, o socialista, que já entregou algumas promessas de campanha, como por exemplo as Upinhas 24 horas, terá um primeiro semestre repleto de inaugurações, como a Via Mangue que está prevista para ser 100% entregue no dia 17 de janeiro, e o Hospital da Mulher, que ficará pronto em março.
Geraldo Julio aposta nas entregas para a população para pavimentar sua reeleição. O primeiro semestre será fundamental para encaminhar uma reeleição ou inviabilizar de vez. Tudo dependerá de como será conduzido pelo gestor, que ostenta bons índices de aprovação nas pesquisas de opinião mas não tem muita gordura pra queimar. Se conseguir “vender” bem as obras que serão entregues, essa situação pode melhorar.
O maior desafio do prefeito será manter a tropa da Frente Popular unida, sobretudo os candidatos a vereador, na primeira eleição sem a presença de Eduardo Campos e sem a comoção excessiva gerada pela sua morte, como ocorreu na vitória de Paulo Câmara, haja vista que Eduardo não era apenas um líder politico, mas também um dos maiores estrategistas eleitorais do estado. Para chegar na eleição inteiro Geraldo precisará de um primeiro semestre praticamente impecável para não ter sustos na busca pelo segundo mandato.
Sertânia – O instituto Múltipla realizou uma sondagem sobre a eleição para a prefeitura de Sertânia no ano que vem. O deputado estadual Angelo Ferreira (PSB) lidera o levantamento com 59% das intenções de voto, enquanto o atual prefeito Guga Lins (PTB), que tentará a reeleição, tem apenas 28%. No mesmo levantamento, a avaliação do petebista é negativa, onde 62% dos entrevistados reprovam sua gestão.
Tabira – Após perder o apoio do ex-prefeito Josete Amaral, que foi fundamental na sua vitória em 2012, o prefeito Sebastião Dias (PTB) procura um candidato a vice-prefeito para a sua chapa de reeleição. Ele chegou a convidar dois empresários para o posto. A título de curiosidade, desde que foi instituído o advento da reeleição em 1997, do ano 2000 pra cá foram quatro eleiçōes municipais e nenhum prefeito conseguiu a façanha de ser reeleito em Tabira, que fica no sertão do Pajeú.
Deixa disso – A turma do “deixa disso” tem defendido a manutenção de Luciano Siqueira (PCdoB) na chapa de reeleição do prefeito Geraldo Julio. Isso porque não querem repetir Roberto Magalhães, que trocou Raul Henry por Sérgio Guerra em 2000 e acabou perdendo a reeleição. Preferem seguir a máxima de Eduardo em 2010, quando manteve João Lyra Neto no posto de vice mesmo sob protestos de alguns aliados.
Incentivo – Com a aprovação da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, sancionada ontem pelo governador Paulo Câmara, as empresas que realizam o recolhimento do ICMS poderão utilizar até 5% do que pagam ao fisco para investir em projetos desportivos e paradesportivos aprovados pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer. Para ter direito ao benefício, os projetos desenvolvidos por entidades sem fins lucrativos devem ser aprovados pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer. A nova Lei prevê um investimento de R$ 5 milhões ao longo de 2016.
RÁPIDAS
Namoro – O Partido Verde tem flertado com a candidatura de Daniel Coelho (PSDB) a prefeito do Recife, mas há quem diga que esse namoro com Daniel, que já foi filiado à sigla, é apenas para valorizar o passe do partido na coligação de Geraldo Julio. O PV tem dois vereadores que tentarão a reeleição, Eurico Freire e Augusto Carreras, que é extremamente ligado ao PSB e ao prefeito do Recife.
Feliz 2016 – Gostaria de agradecer aos milhares de acessos de 2015, quando quadruplicamos a quantidade de pageviews em relação a 2014, e desejar a todos os nossos leitores um feliz 2016. Aproveitamos o espaço para avisar que entraremos num pequeno recesso e voltaremos no dia 5 com a nossa coluna diária trazendo tudo o que acontece na política para que o nosso espaço continue sendo em 2016 o blog de política que mais cresce em Pernambuco.
Inocente quer saber – O deputado Sílvio Costa Filho será o candidato oficial do Palácio do Planalto a prefeito do Recife?