A Prefeitura do Recife informa que o sociólogo Antônio Barbosa, 52 anos, deixa a presidência da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) para assumir a chefia do Gabinete de Representação em Brasília. À frente do órgão, Antônio Barbosa terá como principal incumbência a coordenação das tratativas com o Banco Mundial (BIRD) a respeito do financiamento de US$ 220 milhões que a Prefeitura do Recife contrata junto ao banco, tendo inclusive, já acompanhado o prefeito Geraldo Julio no último encontro com o coordenador-geral de operações do BIRD, Boris Utria, em 17 de dezembro. Até o momento, a chefia do Gabinete de Representação em Brasília estava com o secretário de Planejamento e Gestão do Recife, Alexandre Rebêlo, que deixa de acumular a função.
Antônio Barbosa acumula ainda a experiência de ter sido secretário executivo de Captação de Recursos da Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco, entre 2007 e 2010, quando foi o responsável por captar mais de R$ 1 bilhão, junto à instituições como o BNDES e o próprio BIRD.
No comando da Emlurb nos últimos três anos, coordenou um trabalho de equipe que resultou na elaboração do primeiro Código de Limpeza Urbana do Recife – em tramitação na Câmara Municipal, no desenvolvimento do Plano Diretor de Drenagem do Recife e na implantação do Sistema de Gestão de Pavimentos, entre outras ações estruturadoras de longo prazo. Gerenciou ainda a recuperação de 54 km de calçadas, a substituição de 54 mil pontos de luz e mais de 360 km de vias recapeadas dentro da Operação Verão.
Quem assume a presidência da Emlurb é o engenheiro agrônomo Roberto Gusmão, 47 anos, com mestrado em engenharia de produção pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).