A bancada do Partido Socialista Brasileiro (PSB) na Câmara dos Deputados decidiu pela manutenção do deputado pernambucano Fernando Coelho Filho como seu líder em 2016. O parlamentar, que assumiu a liderança em fevereiro de 2015, permanece à frente do colegiado por mais um ano.
Administrador de empresas, 31 anos, nascido no Recife, Fernando Filho exerce seu terceiro mandato na Câmara. Filiado ao PSB desde 2005, o socialista assumiu sua primeira Legislatura em 2006, aos 22 anos, e foi o deputado federal mais jovem eleito pelo Estado de Pernambuco naquele pleito. Foi também, em todas as eleições que participou, o candidato mais votado do Sertão Pernambucano.
À frente da Liderança em 2015, Fernando Filho conduziu a bancada em votações de grande relevância como a reforma política, a revisão da maioridade penal, o fator previdenciário e o estatuto da família.
Relatou o projeto que alterou o novo Código de Processo Civil para restabelecer a análise prévia, pelo tribunal de Justiça ou tribunal regional federal, de recursos encaminhados ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) – os recursos extraordinários e especiais, respectivamente.
Ainda em 2015, foi apontado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) como um dos parlamentares mais influentes do País.
Para Fernando Coelho, o PSB tem importante papel de fiscalizar, discutir a apontar caminhos diante das propostas apresentadas na Casa. “Nós queremos e trabalhamos por um Brasil melhor”.