O candidato Daniel Coelho e sua vice, Débora Albuquerque (PSDB/PPS/PTdoB) se reuniram, hoje, com o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes, para conhecer mais a fundo o modelo de gestão implantando no município, sobretudo no que se refere à questão do tratamento do lixo, a fim de tê-lo como exemplo para o Recife. Sem aumentar custos, a atual gestão conseguiu universalizar a coleta de lixo domiciliar, implantar monitoramento online do serviço e dar melhor destino aos resíduos da região, que agora são lançados em aterro sanitário e não mais no lixão da Muribeca.
A coleta domiciliar foi ampliada em 40%, passando de 8 mil toneladas recolhidas para 13 mil toneladas ao mês. Os catadores do antigo lixão agora trabalham na coleta seletiva. Todos os veículos de coleta são monitorados por satélite e a própria população pode acompanhar o serviço pelo site da prefeitura, em tempo real. “Parecer do Tribunal de Contas disse que nenhum município é tão eficiente quanto o nosso”, observou Elias.
“Jaboatão é exemplo do que uma boa adminstração pode fazer por uma cidade e nós temos que aprender com as gestões que estão dando certo”, declarou Daniel. “Chama atenção como essa equipe conseguiu ampliar tanto os serviços sem elevar custos, deixando recursos para serem usados em outras áreas”. Para o tucano, a reestruturação feita por Elias na Prefeitura também será essencial no Recife, que está com a máquina administrativa muito inchada por cargos comissionados.
Deixe um comentário