O prefeito Geraldo Julio prestigiou, na manhã desta terça-feira (3), o aulão da Olimpíada do Conhecimento, que reúne centenas de alunos da rede municipal de ensino do Recife, com o objetivo de reforçar a preparação para a Prova Brasil, exame nacional aplicado em novembro. A atividade acontece durante todo o dia na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Educadores do Recife Paulo Freire, na Madalena, com a presença de mais de 1.300 estudantes do 5º e 9º anos.
O aulão é realizado de forma inédita na rede municipal de ensino, fruto de parceria entre a Secretaria de Educação do Recife e a Editora Positivo. Falando para os alunos, Geraldo destacou o esforço da sua gestão para melhorar os indicadores da educação nas escolas. “Estamos trabalhando para que vocês possam ter um futuro, escolhendo a profissão que querem seguir e disputando vagas no mercado de trabalho. Esse é um dia de motivação, preparação e conteúdo. Mais na frente, vocês vão fazer o Enem e para isso é importante estudar desde cedo. A Prova Brasil é o início desse processo”, afirmou.
O prefeito destacou também a conquista da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) por alunos da Escola Municipal Rodolfo Aureliano, na Várzea. “Eles já eram vencedores por terem se classificado para a etapa nacional da competição, mas se superaram e agora são campeões brasileiros. Isso é motivo de muito orgulho para todos nós”, disse Geraldo, que estava acompanhado do secretário municipal de Educação, Jorge Vieira. Os estudantes do 5º ano participaram do aulão pela manhã, e à tarde é a vez do 9º ano.
O professor Pedro Paulo Costa conduziu as atividades, de forma lúdica e interativa, usando diversos recursos para repassar os conteúdos das áreas de Português, Matemática e Ciências. “Um dos nossos desafios é fazer vocês saírem daqui lendo melhor. Ler é ver o que antes não se via. É lendo que nós conhecemos o mundo à nossa volta”, ensinou. A dinâmica da aula incluía o uso de músicas conhecidas dos alunos para fixar os conteúdos. A partir da letra de “Meteoro da Paixão”, de Luan Santana, por exemplo, o professor destacou as palavras “raio” e “trovão” para introduzir o estudo dos fenômenos meteorológicos.
A metodologia agradou aos estudantes. “As músicas foram a melhor parte, além dos desenhos animados”, disse Carlos Henrique dos Santos Lopes, do 5º ano B da Escola Municipal da Guabiraba. “Foi muito legal, melhor do que eu esperava”, complementou seu colega de sala Lucas André Batista da Silva.
Avaliação – A Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (ANRESC), mais conhecida como Prova Brasil, é um dos componentes que definem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de um município. Este ano, a Prova Brasil será aplicada na primeira quinzena de novembro, com estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental, das escolas públicas municipais com mais de 20 alunos, nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa.