Os 9.717 servidores do Jaboatão dos Guararapes têm definidos os dias para receber o contracheque dos últimos meses do ano e a parcela que falta do décimo-terceiro salário. Aproveitando o Dia do Servidor, comemorado nesta quarta-feira (28/10), o governo municipal confirmou as datas, garantindo o cumprimento do calendário de pagamento anunciado no início da gestão pelo prefeito Elias Gomes. Os servidores efetivos recebem nesta quinta (29) o salário de outubro. Já os comissionados e contratados recebem na sexta (30).
Em novembro, a Prefeitura pagará a folha do mês nos dias 26 (efetivos) e 27 (comissionados e contratados). E para dezembro, a gestão já programou o pagamento de duas folhas: nos dias 17 e 18 saldará a segunda parcela do décimo-terceiro salário (a primeira foi antecipada em junho) e, nos dias 29 e 30, pagará o salário mensal, sempre com os efetivos recebendo um dia antes que os comissionados e os contratados por meio de seleção simplificada.
Ao confirmar as datas de pagamento, nesta quinta, a secretária da Fazenda e Planejamento, Mirtes Cordeiro, destacou que o cumprimento do calendário é uma prioridade colocada no primeiro dia da gestão do prefeito Elias Gomes. Logo que assumiu o governo, em janeiro de 2009, Elias anunciou o calendário de pagamento dos quatro anos de gestão. Fez o mesmo assim que iniciou sua segunda gestão – foi reeleito em 2012 para o mandato iniciado em janeiro de 2013 e que vai até dezembro de 2016.
“Nós nunca deixamos de cumprir o calendário. Às vezes até antecipamos”, lembrou Mirtes Cordeiro, destacando o planejamento feito pela gestão.
Hoje, a folha de pagamento do Jaboatão dos Guararapes é de aproximadamente R$ 27 milhões. Na política de pessoal, a gestão também vem reduzindo os comissionados, que aos poucos estão sendo substituídos por concursados. As áreas de saúde e assistência social, por exemplo, já tiveram substituições significativas. A Prefeitura também já reforçou o efetivo dos Guardas Municipais, com a contratação de concursados.