Tony Gel estaria querendo lançar Miriam em Caruaru
Apesar de ser visto como o nome preferencial do Palácio do Campo das Princesas na disputa pela prefeitura de Caruaru, o deputado Tony Gel (PMDB) cogita não entrar na disputa no ano que vem. Ele considera a hipótese de a candidata ser a sua esposa, a ex-deputada Miriam Lacerda. Como o cenário converge para um segundo turno em Caruaru, o deputado pensa que tanto ele quanto a esposa devem estar na segunda etapa dado o recall de outras eleições.
Pesa a favor dessa composição a falta de interesse de Tony Gel em ser novamente prefeito da capital do forró. De acordo com algumas pessoas o deputado acredita ser a vez de Miriam, que já foi candidata em 2012 e acabou perdendo a disputa para o prefeito José Queiroz. Haja vista que diferentemente de Douglas Cintra e Raquel Lyra, virtuais candidatos, Miriam tem um recall das eleições municipais passadas.
Não está descartada a hipótese de Miriam Lacerda ser candidata a vice-prefeita de Raquel Lyra, onde neste cenário as chances da dupla feminina liquidar a fatura no primeiro turno são absolutamente factíveis. Uma vez a engrenagem dando certo, Tony Gel voltaria a ter influência na gestão de Caruaru tanto com Miriam na prefeitura quanto na vice, e se tornaria o candidato natural do grupo a deputado federal em 2018.
Tony Gel já foi deputado federal e gosta muito do legislativo. Voltar a representar Pernambuco na Câmara Federal pode ser o plano do ex-prefeito para os próximos anos. Resta saber se o Palácio vai afiançar este pensamento do peemedebista e colocá-lo em prática ou se vai incentivá-lo a ser mesmo o candidato preferencial do governo de Pernambuco na capital do forró no ano que vem.
Ciumeira – Tem causado ciumeira a presença corriqueira do representante do movimento Novo Jeito Fábio Silva em eventos públicos ao lado do prefeito Geraldo Julio. Há quem diga que Fábio estaria pavimentando uma candidatura a vereador do Recife nas eleições do ano que vem e o movimento filantrópico seria apenas uma espécie de trampolim político.
Candidato – Há quem diga que a candidatura de Miguel Coelho a prefeito de Petrolina nas próximas eleições não passa de blefe do senador Fernando Bezerra Coelho. O que ele estaria articulando é uma aliança com o deputado Odacy Amorim que tem muito voto no município para juntar com os 30% habituais dos Coelho no município, ser o candidato e ganhar a eleição.
Gravatá – Com a confirmação de que Bruno Martiniano deve mesmo sair da prefeitura para dar lugar a um interventor, o Palácio cogita indicar dois nomes para o posto: o chefe da Assessoria Especial do governador José Neto e o presidente da Perpart Marcelo Barros, com maiores chances para o segundo, já que o governador Paulo Câmara não estaria muito disposto a abdicar dos bons serviços de José Neto, o seu curinga.
Favorito – Candidato situacionista da OAB Pernambuco, o advogado Ronnie Preuss Duarte é tido como favoritíssimo para vencer a eleição contra Jefferson Calaça. Alguns advogados já fazem as contas para a votação e apostam numa proporção de 70% x 30% para Roonie contra os seus adversários.
RÁPIDAS
Sem previsão – O novo plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco não tem a menor previsão para ser concluído. A obra, que em todo o seu conjunto, custou mais de R$ 30 milhões aos cofres públicos, anda a passos de tartaruga. Pra completar o Palácio Joaquim Nabuco está cada vez menos em condições de receber as próprias sessões plenárias.
Anderson Ferreira – Virtual candidato a prefeito de Jaboatão, o deputado federal Anderson Ferreira (PR) decidiu abrir um escritório no bairro de Piedade visando receber possíveis aliados para a disputa do ano que vem.
Inocente quer saber – Querendo o apoio do PSB em 2016, Elias Gomes (Jaboatão) e Carlos Santana (Ipojuca) vão apoiar candidatura própria do PSDB no Recife?