
A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, lançou nesta quinta-feira (27) o programa Laços Azuis: Fortalecendo Famílias de Pessoas Atípicas. A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com o cuidado e o bem-estar das famílias, dando apoio às mães e cuidadores de pessoas com autismo e/ou deficiência. O lançamento aconteceu no auditório do Ambulatório Especializado Ensino Serviço (AEES) da Afya – Faculdade de Ciências Médicas do Jaboatão, em Prazeres.
O prefeito Mano Medeiros ressaltou o trabalho da gestão municipal para promover a inclusão. “Este é um tema importante que defendemos e apoiamos em nossa gestão. A Prefeitura tem promovido ações e projetos para atender as demandas das pessoas com deficiência e Transtorno do Espectro Autista, a exemplo da ação Cuidar de quem cuida, que leva acolhimento às mães que têm filhos com autismo e deficiência. Temos que criar políticas públicas permanentes para proporcionar mais qualidade de vida e autonomia para estas pessoas”, reiterou.
O Laços Azuis faz parte do Programa de Políticas Sociais (PPS), coordenado pela primeira-dama do município, Andrea Medeiros. Ele dará suporte às mães e cuidadores de pessoas com autismo e/ou com deficiência, fortalecendo os vínculos familiares, promovendo atividades recreativas e de lazer, palestras e outras atividades. O programa também promoverá cursos de empreendedorismo voltados para as mães, a exemplo de cabeleireira, design de sobrancelha, manicure, maquiagem, entre outros, visando proporcionar autonomia e geração de renda, além de melhorar a qualidade de vida.
“Este é mais um passo para ampliar o atendimento às famílias de pessoas atípicas e com deficiência do município. As políticas sociais, que envolvem saúde, educação e assistência social, têm que caminhar juntas para atender a população. Saibam que todas vocês têm voz e são respeitadas pela gestão do prefeito Mano Medeiros. Juntos, vamos construir uma cidade cada vez mais inclusiva e acolhedora para todos”, ressaltou a primeira-dama Andrea Medeiros.
O lançamento do programa Laços Azuis também contou com a participação da secretária estadual de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência, Joana Figueirêdo. “Nós estamos aqui, representando o Governo do Estado, apoiando e incentivando esse programa. Estamos nos colocando à disposição e vamos estreitar cada vez mais esse laço, ampliar a colaboração e proporcionar o crescimento dessa rede de acolhimento”, disse.
“Sabemos da importância dessa temática em relação à pessoa com autismo ou com deficiência. Este programa lançado pela Prefeitura tem a característica de unir e fortalecer famílias. Fico feliz de estar participando deste momento, junto com o prefeito e a primeira-dama, acolhendo e dando apoio a essas famílias”, disse a secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Mila Aguiar.
Rafaela Fernandes é mãe de Isabela, diagnosticada com paralisia infantil. Ela falou sobre o novo programa: “Esse apoio vai ser fundamental para nós mães, que cuidamos e nos dedicamos 24 horas aos nossos filhos. É importante que a gente se fortaleça para cuidar bem do outro”, afirmou.
*Projeto Lazer sem barreiras*
Durante o evento, o prefeito Mano Medeiros também anunciou o projeto Lazer sem barreiras, que será lançado em março. A ação atenderá crianças e adolescentes com ou sem deficiência e/ou Transtorno do Espectro Autista, residentes no município. Serão promovidas atividades esportivas, físicas e recreativas na praia, para o desenvolvimento biopsicossocial e a inclusão. Além dos benefícios físicos, as atividades contribuem para o aprimoramento da coordenação motora, resistência e equilíbrio, provendo a saúde e o bem-estar. Ganhos como fortalecimento das habilidades sociais, desenvolvimento da autonomia e autoestima, além de redução do estresse são outros benefícios que o projeto trará para as crianças e os adolescentes.
Deixe um comentário