“Ao recomendar a rejeição das contas de 2014 da presidente Dilma Rousseff, o Tribunal de Contas da União dá uma prova de que o Brasil tem instituições fortes e que estão indo de encontro ao sentimento da população, prezando pela transparência, por mais fiscalização, mais controle e, acima de tudo, respeito às regras que são estabelecidas pelas leis brasileiras”, analisa o deputado federal Betinho Gomes (PSDB-PE).
O congressista ressalta que, diante dessa iniciativa histórica, o TCU demonstra que não se curva ao poder de quem está à frente do governo e dá uma grande contribuição à democracia brasileira. O deputado ressalta que, como órgão auxiliar de fiscalização da Câmara Federal, o Tribunal de Contas da União dá o exemplo para os governantes que se imaginem acima da lei.
“Portanto, uma decisão histórica e fundamental. Agora, caberá à Câmara fazer a análise e o julgamento sobre as recomendações relativas à rejeição das contas. Sem dúvida, foi um grande passo para a consolidação e fortalecimento de instituições democráticas existentes no Brasil”, comemora o tucano.