PT quis censurar Augusto Nardes
A semana começou com a grande expectativa para o julgamento do Tribunal de Contas da União em relação às contas do governo da presidente Dilma Rousseff do ano passado. Existem fortes evidências que o governo federal cometeu crime de responsabilidade ao utilizar as chamadas pedaladas fiscais para maquiar a contabilidade do governo.
O relator do processo no TCU ministro Augusto Nardes já sinalizou que irá recomendar a rejeição das contas da presidente. O TCU realizaria um julgamento técnico, e se o parecer de Nardes for aprovado pela Côrte, o processo segue para ser analisado pela Câmara dos Deputados, que pode referendar ou não a rejeição das contas da presidente Dilma Rousseff.
A votação ocorre amanhã e acontece num momento ainda crítico para a presidente, cujo governo é majoritariamente reprovado pela sociedade brasileira e sua base aliada no Congresso Nacional está em frangalhos, podendo inviabilizar a manutenção do seu já moribundo governo. Ciente disso, o PT tentou através do Advogado Geral da União Luis Inácio Adams, do ministro da Justiça José Eduardo Cardozo e do ministro do Planejamento Nelson Barbosa, censurar Augusto Nardes, alegando que ele havia antecipado o voto, agindo de encontro ao regimento interno do TCU.
A patrulha do Palácio do Planalto em cima de Nardes tem como objetivo tumultuar o processo para que o governo ganhe tempo e possa recompor a base aliada depois dos movimentos realizados nos dias na reforma ministerial que serviu apenas para adoçar a boca do guloso PMDB. A expectativa é que um adiamento no julgamento das contas possa dar um novo fôlego pra Dilma tirar a crise da pauta política.
O movimento se justifica e faz parte da política, mas evidencia a prática do PT em querer se manter no Palácio do Planalto a todo custo, ainda que para isso seja necessário manchar a imagem do Tribunal de Contas da União e principalmente a figura do ministro Augusto Nardes, que virou o mais novo inimigo número um do PT.
São Lourenço da Mata – A disputa pela prefeitura de São Lourenço da Mata nas eleições do ano que vem promete pegar fogo. O atual prefeito Gino Albanez (PSB), sucessor de Ettore Labanca, buscará a reeleição e terá como adversário Bruno Pereira (PTB). Bruno é filho do ex-prefeito Jairo Pereira.
Homicídios – A bancada de oposição na Alepe liderada pelo deputado Sílvio Costa Filho (PTB) questionou o aumento de 12% em relação ao número de homicídios no mesmo período de 2014. Silvio afirma que nos primeiros nove meses de 2015 houve um incremento de 294 assassinatos a mais do que durante a mesma época de 2014.
Rejeição – Marcada para as 17 horas de amanhã, a sessão que irá julgar as contas de Dilma Rousseff no Tribunal de Contas da União analisará um pedido de afastamento solicitado pela AGU do ministro Augusto Nardes da relatoria do processo. Porém, a Côrte deve rejeitar por unanimidade a solicitação e manterá Nardes no cargo.
Audiência – O governador Paulo Câmara recebeu ontem no Palácio do Campo das Princesas os prefeitos Soraya Morioka (Flores), Erivaldo José da Silva (Calumbi), Jorge Alexandre (Camaragibe) e Sandra Felix (Condado). As reuniões foram acompanhadas pelos secretários Antonio Figueira (Casa Civil) e Sebastião Oliveira (Transportes), e tiveram como objetivo levar pleitos dos gestores muncipais ao governador.
RÁPIDAS
Antonio Figueira – O secretário da Casa Civil Antonio Figueira está mesmo tomando gosto pela política. No início do ano era uma figura bastante inacessível e recebia uma série de críticas dos prefeitos. Agora não só melhorou a relação com os gestores municipais como também já é visto pelo meio político como o “senador Figueira”.
Marinaldo Rosendo – Fazendo um mandato extremamente apagado em Brasília, o deputado federal Marinaldo Rosendo (PSB) tem buscado aparecer mais junto do governador Paulo Câmara para ao menos mostrar o mínimo de serviço aos seus eleitores, sobretudo os da sua região.
Inocente quer saber – Quando será anunciada a nova sede da Câmara Municipal do Recife prometida pelo presidente Vicente André Gomes?