A segunda das cinco audiências públicas para discutir com a sociedade o projeto de concessão parcial dos serviços de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto no Estado, hoje fornecidos pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), foi realizada nesta quinta-feira (16), em Caruaru, no Agreste.
Durante o evento, promovido pela Microrregião de Água e Esgoto RMR-Pajeú no auditório da Secretaria de Educação de Caruaru, membros da sociedade civil, sindicatos ligados ao tema, deputados estaduais, prefeitos e vereadores tiveram a oportunidade de conhecer melhor o projeto e contribuir com sugestões.
As próximas audiências serão realizadas em Petrolina, Salgueiro e Serra Talhada, no Sertão.
O secretário de Projetos Estratégicos, Rodrigo Ribeiro, ressaltou a importância da parceria do Governo com a iniciativa privada para a melhoria do serviço prestado à população.
“O que estamos discutindo é o futuro do saneamento de Pernambuco. E da forma que está, não pode ficar. O desafio é de R$ 35 bilhões. E não temos, hoje, capacidade de endividamento para conseguir levantar esses recursos e executá-los no tempo que a gente precisa.
Precisamos caminhar juntos com a iniciativa privada. E estamos construindo contratos que nos deem segurança de que teremos condições de fazer uma boa gestão com essas concessionárias que vierem a assumir os serviços”, afirmou.
As audiências podem ser acompanhadas presencialmente ou pela internet, em tempo real, no endereço youtube.com/@mraes_pee os documentos podem ser consultados até o dia 7 de fevereiro no site da Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento de Pernambuco (srhs.pe.gov.br.).
“Todas as opiniões, críticas, sugestões e contribuições serão cuidadosamente avaliadas. Todos nós queremos uma Compesa forte, pública e capaz de atender a população como ela merece.
E isso só é possível trazendo para o enfrentamento deste desafio recursos privados. Em Pernambuco, onde a oferta de água é tão deficitária, são necessários investimentos num volume que o Estado sozinho não consegue arcar. É por isso que estamos propondo este caminho”, explicou o secretário de Recursos Hídricos e Saneamento, Almir Cirilo.
O secretário-geral das Microrregiões de Água e Esgoto (MRAE), Artur Coutinho, que mediou o debate, destacou a importância da escuta popular regionalizada neste processo que, ao final do período do diálogo público, passará novamente pela apreciação dos gestores dos municípios.
“As audiências têm sido uma oportunidade para que tanto a população quanto prefeitos, secretários municipais e lideranças de todas as regiões do Estado possam conhecer os documentos, apreciar as modelagens e os planos, que são fruto de um trabalho que vem sendo executado há dois anos, coletivamente, pelo Estado e o BNDES, pra que possamos auxiliar as MRAE’s a tomarem a melhor decisão sobre o futuro do saneamento em Pernambuco”, finalizou.
SERVIÇO:
Audiências Públicas
Petrolina
21 de janeiro de 2025
9h
Endereço: Auditório Cineteatro da Univasf, Campus Petrolina – Av. José de Sá Maniçoba, S/N, Centro
Salgueiro
22 de janeiro de 2025
14h
Endereço: Auditório do Salgueiro Plaza Hotel – Av. Cel Veremundo Soares, 551, Nsa Sra Aparecida
Serra Talhada
31 de janeiro
9h
Endereço: Auditório da UniFIS – R. João Luiz de Melo, 2110 – Tancredo Neves
Deixe um comentário