Um empréstimo que vai garantir ao município melhorias significativas na infraestrutura. Com esse intuito, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes está trabalhando para conseguir a liberação de R$156 milhões junto a organismos internacionais. O valor estava prestes a ser liberado, mas, devido a resolução emitida pelo Tesouro Nacional foi temporariamente suspenso. Na tarde desta sexta-feira (25), o município deu mais um passo rumo à efetivação da transação. É que a Câmara Municipal aprovou Projeto de Lei autorizando o município a contrair o empréstimo. O PL foi encaminhado para sanção do prefeito Elias Gomes.
“Essa é mais uma etapa cumprida. Com a aprovação do texto e logo após a sanção, fica faltando apenas o aval do Ministério do Planejamento para que possamos pegar esse empréstimo com o Banco Internacional”, explicou Mirtes Cordeiro, secretária de Planejamento e Fazenda do município. A reunião com o Ministério será em 1º de outubro, em Brasília. Nesse encontro, será dada a posição final referente ao pleito.
Se liberado, o valor será utilizado para execução do Plano de Mobilidade do município, que vai contemplar ruas espalhadas pelas Regionais Praias e Cavaleiro, além de importantes vias, como a Ulisses Montarroyos e a Estrada da Curcurana. Outra importante obra será o Parque Linear da Orla, que vai oferecer opções de lazer gratuitas para todos o jaboatanenses.
ENTENDA O CASO – Recentemente, o Tesouro Nacional emitiu decisão cortando novas operações de crédito a organismos internacionais. Com a decisão Jaboatão dos Guararapes perde R$ 156 milhões em empréstimos para obras estruturadoras no município. O município atende a todas as exigências legais para receber os recursos, pois possui uma capacidade de endividamento seis vezes superior ao valor solicitado pela gestão.