O deputado estadual Claudiano Filho se tornou o principal defensor da bacia leiteira em Pernambuco ao longo da sua jornada como parlamentar. Nos últimos anos, teve leis, projetos e incentivos aprovados em benefício do setor, consolidando seu espaço e se tornando referência no entre os produtores, laticínios e indústrias.
O parlamentar se tornou a principal voz dos produtores de leite e foi o responsável por fazer a ponte de diálogo, durante os 14 anos de mandato, com o Governo de Pernambuco. Recentemente, Claudiano reuniu 9 prefeitos no Palácio do Campo das Princesas, em encontro com a governadora Raquel Lyra, levando as demandas do setor com o objetivo de soluciona-las.
Foi de autoria do deputado a Lei 18.720 de 25 de novembro de 2024 que altera a Lei nº 13.376, de 20 de dezembro de 2007, que dispõe sobre o processo de Produção Artesanal do Queijo Coalho e outros produtos derivados do leite, considerando produtos lácteos artesanais o queijo de coalho artesanal, o queijo de manteiga, a manteiga de garrafa, o doce de leite, o creme de leite, a manteiga e demais produtos que venham a ser reconhecidos como tal pelo órgão governamental responsável.
Pleito da bacia leiteira e abraçado pelo deputado Claudiano Filho, a Governadora Raquel Lyra autorizou a prorrogação do decreto que cria subsídio de 95% do ICMS para industrias até dezembro de 2026, desde que as mesmas comprem no mínimo, 90% do leite de Pernambuco, que atualmente é o maior produtor de leite do nordeste, ultrapassando a Bahia.
A pecuária leiteira é uma das principais fontes de renda em todo interior de Pernambuco, são milhares de famílias que dependem da atividade. Somente em queijos, Pernambuco representa 50% das importações de todo Nordeste. O volume de queijos internalizado atualmente ultrapassa o equivalente a mais de 230 mil litros leite por dia, e toda essa cadeia gera renda para consumo nas cidades.
De acordo com um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município de Itaíba, no Agreste do estado, é atualmente o maior produtor de leite, com produção de 195.998 mil toneladas.
“Itaíba se tornou referência na produção de leite. Nós entregamos mais de 500 ordenhadeiras aos produtores no ano passado nos municípios de Itaíba, Águas Belas, Venturosa e Pedra, cavamos mais de 200 poços artesianos, construímos sistemas dessalinizador, enviamos incentivos em emendas e com o empenho dos produtores, o estado se tornou o maior produtor do Nordeste”, afirma Claudiano.
O deputado também enviou emenda parlamentar para a construção de mais de 100 barragens no estado, e do total, mais de 70 foram para o município de Itaíba, contribuindo para o avanço da cadeia na região. Além do incentivo para duas festas do leite, que reuniu produtores e se tornou o maior evento representante da bacia leiteira.
Deixe um comentário