Com investimento de R$ 430 milhões na primeira fase, a construção do Terminal terá início em janeiro de 2025, com previsão de iniciar a operação em agosto de 2027.
No próximo mês, o Grupo Dislub Equador dará início à construção do Terminal de Armazenamento e Distribuição de Combustíveis (tancagem) do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). Com investimento inicial de R$430 milhões, o terminal terá capacidade de armazenamento de 130.000m³ na primeira fase, podendo expandir para 220.000m³. A previsão de operação é em agosto de 2027.
O projeto será executado pela Terminais Marítimos do Brasil S.A. (TMB), empresa do grupo pernambucano Dislub Equador, que tem mais de 27 anos de atuação no Norte e Nordeste do País. A proposta do Terminal contempla tanques para receber combustíveis derivados de petróleo (gasolina, diesel S10 e querosene de aviação), biocombustíveis (biodiesel B100, etanol anidro e hidratado), BTX e alcatrão.
Divulgação
Sérgio Lins – Grupo Dislub Equador, na sede do Governo do CE.jpg
Sérgio Lins, presidente do Grupo Dislub Equador, anuncia investimentos no CE com novo terminal
Sérgio Lins, presidente do Grupo Dislub Equador, ressalta a maior competitividade que o empreendimento vai possibilitar. “Atualmente, no Mucuripe, as empresas operam com bases de combustíveis que são da própria distribuidora, o que impossibilita contratos com outras. O nosso vai ser um terminal aberto para qualquer distribuidora que, regularmente registrada na ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), possa operar no Ceará”, destacou.
Outras vantagens do Terminal de Armazenamento e Distribuição de Combustíveis:
Logística moderna: Operação multimodal (marítima, rodoviária e ferroviária), com futura conexão à Transnordestina, ampliando o acesso ao interior do Ceará, Pernambuco e Piauí.
Segurança urbana: Redução significativa do tráfego de caminhões inflamáveis em Fortaleza, abrindo novas possibilidades para o desenvolvimento urbanístico da região.
Sustentabilidade: Viabilidade para transporte marítimo de biocombustíveis, hoje limitado ao rodoviário.
Infraestrutura avançada: Maior eficiência operacional e expansão estratégica, graças à profundidade e infraestrutura do Porto do Pecém.
Sobre o Grupo Dislub
O Grupo Dislub Equador atua há mais de 27 anos nos segmentos de importação, armazenamento e distribuição de combustíveis, sendo a sexta maior distribuidora de derivados de petróleo no país. Por meio das duas distribuidoras – Dislub Energia e Equador Energia – atende mais de 3 mil clientes em 15 estados, em mais de 450 postos nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste. Ao todo, são 26 filiais e 10 terminais próprios para armazenamento de 200 milhões de litros.
Deixe um comentário