Em resposta ao equívoco manifestado através do Colunista Edmar Lyra, do Portal Leia Já, a Câmara Municipal do Recife vem esclarecer:
1. A Câmara Municipal do Recife passa por um momento importante de sua história, com avanços principalmente na questão da transparência. Diferentemente do que foi colocado pela coluna, a Câmara promoveu em pouco menos de três anos, uma série de ações jamais vistas na histórica Casa de José Mariano, obtendo um grande avanço político-administrativo, a exemplo:
1. Concurso Público (o primeiro da Câmara Municipal do Recife), tendo 78 candidatos aprovados, dois quais 44 já no exercício de suas funções e os demais a serem chamados até o final deste ano, fato este que já foi divulgado pela imprensa e pelos nossos veículos internos de comunicação (Portal, TV Câmara e Diário Oficial).
2. No quesito da transparência, a realidade é contrária do que foi escrito pela coluna, onde as ferramentas de transparência foram colocas em prática também de forma pioneira em nosso Estado, como: Voto Aberto e Portal da Transparência.
2.1. Voto Aberto – Foi utilizado este instrumento democrático e transparente desde a última eleição da Comissão Executiva.
2.2. Portal da Transparência – Implantado nesta gestão de forma pioneira no legislativo estadual, seguindo todos os requisitos da Lei Federal concernente a tal questão.
Importante ainda ressaltar outros avanços obtidos nesta gestão: A Corregedoria e a Ouvidoria, implantadas e em funcionamento nesta casa, com Central de Informações à disposição da população recifense.
Com estes esclarecimentos esperamos ter atendido para correção de equívocos manifestos na coluna em questão, ao tempo que esta Casa Legislativa se coloca a disposição para quaisquer esclarecimentos acerca dos assuntos hora tratados.