A Prefeitura do Recife, por meio da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), começou, nesta terça-feira (8/9), o recapeamento de ruas e avenidas na capital. A iniciativa faz parte da Operação Verão 2015, que vai investir um total de R$ 75,3 milhões a partir deste mês, com previsão de término para abril do ano que vem. As obras de recuperação do pavimento estão começando pelas ruas Capitão Estevão Fernandes, em Areias; Desembargador Góes Cavalcante, na Tamarineira; e pelas avenidas Visconde de Albuquerque, na Madalena; e Beberibe, no bairro de mesmo nome. Além disso, também já foram retomadas as obras na Avenida Conselheiro Aguiar (FOTOS EM ANEXO), em Boa Viagem.
Na Rua Capitão Estevão Fernandes estão sendo recuperados os 240 metros de extensão da via e na Rua Desembargador Góes Cavalcante, 375 metros. Na Avenida Beberibe, o trabalho está sendo realizado em quatro trechos, totalizando cerca de três quilômetros. As intervenções acontecem da Praça da Convenção até a altura do número 4540; do imóvel de número 2335 até a Rua Major Davino; partindo da Rua da Regeneração até a Estrada Velha de Água Fria e da Rua José dos Anjos até o Largo da Encruzilhada.
Os serviços na Avenida Conselheiro Aguiar, interrompidos por conta das chuvas em maio, já haviam sido executados da Pracinha de Boa Viagem até a Rua Mamanguape. Agora, a obra, que também prevê melhoria no sistema de drenagem da via e conta com um investimento da ordem de R$ 3,5 milhões, segue a partir da Rua Mamanguape. Na Avenida Visconde de Albuquerque, a Emlurb já iniciou a primeira etapa para o recapeamento asfáltico, com os serviços de fresagem. O procedimento consiste na retirada do excesso de material, cortando uma ou mais camadas do pavimento. O objetivo é regularizar a nova pavimentação, evitando as fissuras na nova camada do pavimento e evitando ainda que o nível da via fique inferior à calçada. Os serviços serão realizados à noite, para minimizar os impactos no trânsito.
Durante toda a Operação Verão 2015, será realizado o recapeamento de 120 quilômetros de ruas e avenidas, troca de 375 placas de concreto e a substituição de 24 mil metros quadrados de paralelepípedos. A meta é tapar cerca de dois mil buracos por mês, e para isso a Prefeitura vai mobilizar 6 equipes de recapeamento, com 120 homens; 9 equipes de tapa-buracos, com 45 trabalhadores; 12 equipes para os serviços de paralelepípedos, com 72 trabalhadores; e 20 homens trabalhando na troca das placas de concreto. No total serão 257 trabalhadores, divididos em 27 equipes de trabalho.
Balanço – Em 2013 e 2014, a Prefeitura também fez o recapeamento de 317 quilômetros de ruas e avenidas e fez a substituição de 2.498 placas de concreto. Outras 263 vias receberam serviços de recuperação e implantação de paralelepípedos e 34 mil buracos foram tapados.